Um estudo efectuado pelo Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior (UBI), "mediu" a qualidade de vida em 278 municípios portugueses. O estudo assentou na "medição" do bem-estar e da qualidade de vida, recorrendo a índices que tiveram em conta variáveis quantitativas, como o Produto Interno Bruto (PIB) ou o consumo, e variáveis qualitativas como a disponibilidade de bens culturais e outros de difícil medição. No estudo “Os Municípios e a Qualidade de Vida em Portugal: Proposta Metodológica com vista à sua Mensuração e Ordenação” o município da Figueira da Foz surge na 42.ª posição. No ranking do Indicador de Qualidade de Vida os dez primeiros lugares são compostos por Lisboa, Albufeira, São João da Madeira, Porto, Sintra, Lagos, Cascais, Lagoa, Vila Franca de Xira, Aveiro. À frente da Figueira da Foz surgem municípios como Coimbra (15.º), Marinha Grande (16.ª), Alcochete (28.º), Entroncamento (29.º), Nazaré (33.º), Leiria (40.º) e Vila Viçosa (41.º). Geograficamente mais próximos, Mira surge neste ranking em 140.º lugar, Montemor-o-Velho em 153.º e Soure em 180.º. Significativo também, é o facto dos municípios de área da Grande Lisboa e os do Algarve, ocuparem, no seu conjunto, 14 das primeiras 20 posições da lista. Surgem igualmente bem classificados”, no grupo dos 20 primeiros, os municípios de São João da Madeira (3º) e Porto (4º), ambos na região Norte, os municípios de Aveiro (10º), Coimbra (15º) e Marinha Grande (16º), na região Centro, e Sines (20º), o município melhor representado do Alentejo. Fonte jornal "O Figueirense"
2 comentários:
Resta saber o que este lugar significa... Se é bom viver na Figueira da Foz ou se em 232 municipios portugueses se vive ainda pior do que na Figueira ;-)
Acho que realmente é um pouco subjectivo classificar com algumas variáveis que podem influenciar essa mesma classificação embora esta não deslustre, no entanto ainda há poucos anos vi a Fig.Foz classificada em 3º lugar a seguir a Sintra e Cascais, será que a qualidade de vida se degradou tanto em tão pouco tempo?
É uma boa questão para colocar aos políticos que nos "governam"!!!
Sim porque são as políticas que definem o nosso desenvolvimento e por conseguinte a qualidade de vida dos cidadãos.
Enviar um comentário