quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Ainda as obras na Escola do 1º CEB de Vila Verde

Abaixo transcrevo a resposta a um mail por mim enviado à CMFF, com conhecimento à JFVV, sobre as obras que estão a ser levadas a cabo na Escola do 1º CEB de Vila Verde, lamentando que por parte da JFVV, não haja uma tomada de posição nem um esclarecimento em relação ao seu papel neste processo:
Exmo. Sr. Rogério Afonso:
Na sequência da exposição apresentada por V. Exª através de e-mail datado de 26 de Julho, cumpre-me informar do teor do parecer dos serviços técnicos do Departamento de Obras Municipais desta edilidade:
“ 1- A parede em questão foi executada de acordo com o projecto aprovado e levado a concurso;
2- Esta construção faz parte de um conjunto de trabalhos a realizar neste local para a materialização de uma sala de carácter obrigatório para a recepção de pais de alunos e encarregados de educação;
3-Em conformidade com as orientações dos técnicos da Direcção Regional de Educação do Centro, este espaço deve estar em zona exterior do edifício, próximo da entrada do edifício e sem restrições de acessibilidade;
4- Do conjunto de trabalhos previstos em projecto, para além da parede em análise, foi aberto um vão de ligação para o hall de entrada do edifício, foi rectificada a cota do piso para garantir a acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada e instalado um tecto falso em gesso cartonado. Está previsto que durante a próxima semana sejam colocados 3 caixilhos em alumínio, de configuração idêntica aos existentes para o tamponamento de vãos e fecho desse espaço;
5-A solução encontrada em fase de projecto para a concretização dessa valência, parece-nos equilibrada e ajustada às condições iniciais face ao programa imposto pela DREC;
6-Importa salientar que ao termos tomado conhecimento que neste edifício, face ao número de alunos do 1º ciclo para o próximo ano lectivo, existirão espaços que poderiam ser utilizados para esta função, tentámos junto da DREC não realizar as estas obras e assim reduzir os custos do projecto;
7- Em conclusão, a exposição apresentada pelo munícipe parece ser totalmente despropositada, uma vez que a solução arquitectónica não irá, de todo, descaracterizar a fachada do edifício.” Com os melhores cumprimentos,
A Vereadora do Pelouro da Educação Maria Teresa Machado, Dra
Permita-me senhora Vereadora, que em primeiro lugar agradeça a resposta ao problema por mim levantado e em segundo lugar, comentar apenas o que por mim foi levantado, o ponto sete:
"A exposição por mim apresentada não é despropositada, uma vez que a solução arquitectónica irá descaracterizar a fachada do edifício, como toda a gente pode constatar no local".

5 comentários:

Paulo Bernardes disse...

Estimado Moleiro,

O que me parece de todo "despropositado" é o ponto 7 do parecer dos serviços técnicos do Departamento de Obras Municipais.

Espero que alguém tenha lembrado os serviços técnicos que as exposições que os munícipes dirigem à Câmara são todas elas legitimas e de lhes lembrar também que estão obrigados aos "Dez Princípios Éticos da Administração Pública". Em particular lembrar-lhes o "Princípio da Justiça e da Imparcialidade", o "Princípio da Colaboração e da Boa Fé" e o "Princípio da Informação e da Qualidade".

Anónimo disse...

Peço desculpa pela minha ignorância, mas se a obra tem licença onde está o aviso da mesma? Alguém o viu? Ou será que a legislação só se aplica aos mais comuns dos mortais… Isto é um apura vergonha e mais uma desculpa totalmente esfarrapada. Nem a obra teve uma licença antes da denúncia, nem acredito que algum técnico da câmara municipal minimamente ableitado apresentaria tamanha aberração como solução à obrigatoriedade da existência de uma sala para os pais.
No mínimo a incompetência aliada à capacidade de imaginação traduz toda a governação duma câmara municipal completamente à deriva no seu mar de dívidas. Se por um lado difícil governar sem dinheiro, por outro, só em situações de dificuldade de pode apreciar a capacidade do seu executivo. Gastar o dinheiro dos outros é fácil, o difícil pelos vistos é enquadrar uma sala dentro dum alpendre.
Bastava apenas manter a traça original e empregar uma das soluções ambientalmente correctas, painéis de vidro senhores engenheiro, técnico, arquitectos e outros bichos ao serviço do erário publica figueirense.
Senhora Teresa Machado, o seu e-mail, é um atestado de incompetência ao sector de obras da câmara a que pertence como vereadora e atenta contra a inteligência de todos os seus munícipes, que em devida altura saberão dar resposta cabal à sua gestão municipal.
Tenham dó… licenças, não têm soluções arquitectónicas adequadas para o que está em causa… Isto é de principiante... ainda tem muito que aprender…. Os Vilaverdenses não a merecem….

Anónimo disse...

Olá.
Será que ainda há presidente de junta em vila verde?
Como sempre derivado há falta de gastronomia nas ruas da Azinhaga e Pedaço, o Presidente de Junta ignora as mesmas.
Há dias vieram 6 pessoas e 3 viaturas para acabarem, com um enxame de abelhões na rua do pedaço.
1 Carro de Bombeiros mais 2 ocupantes
1 Jipe da Protecção civil mais 2 ocupantes
1 Carro com 2 técnicos de Abelhões.
E estamos em crise.
Todo o lixo que fizeram deixaram na via publica.
Se houvesse uma boa gastronomia na rua do Pedaço o Sr. Presidente já tinha visto a miséria de (lixo) que ficou na via pública.

Anónimo disse...

Olá.
Sr. Presidente de junta tem que pensar em mudar de nome a Rua da Azinhaga.
Derivado a várias aplicações de chapas sem olharem ao impacto que vão dando há rua.
O melhor e mesmo mudar o nome há rua.
Em vez de Azinhaga
(Rua da Chapa).
Sr, Presidente alem de não termos boa gastronomia na rua da azinhaga e pedaço ao menos passe por la. Para ver os chapeados que se montão por la.
Ate breve

Anónimo disse...

Sr. Presidente de Junta ao menos não deixe que levem a belíssima pedra, que está na rua da Azinhaga e Pedaço.
Nós habitantes da mesma Agradecemos que faça algo URGENTE.
A belíssima pedra deve ficar no sítio onde nasceu e onde se encontra nas devidas condições de segurança e beleza.
Além de não haver gastronomia na Rua da Azinhaga há vilaverdesse nascidos e criados na mesma.
FAÇA ALGO PARA A BELISSIMA PEDRA NÃO LEVAR OUTRO RUMO NEM OUTRO LUCAL.
Ate breve