Em relação ao assunto, em tempos publiquei um post, que dava conta do eventual encerramento da Escola do 1º CEB de Lares, por ter menos de 21 alunos. Afinal parece ter havido engano porque a Escola até tem cerca de 30 alunos matriculados. Ainda bem. Vem isto a propósito de alguns" esclarecimentos" publicados na imprensa "local"em relação a este e assunto e que foi o motivo de um texto enviado ao "Moinho", com o pedido de publicação e que passo a transcrever. Que o mesmo possa contribuir para o devido esclarecimento da forma como foi "abordado" e "resolvido" o assunto....
"Antes de mais gostaria de pedir ao Sr. Moleiro que publicasse o seguinte como uma mensagem no seu blog, e não como um comentário, pela seguinte razão: - A mensagem à qual teço o meu comentário é já um pouco antiga pelo que aquilo que pretendo dizer poderá não ser lido pelo número desejado de pessoas ;).
Não quero que a minha mensagem alimente uma polémica desnecessária entre encarregados de educação das duas escolas da nossa freguesia. Pretendo sim poder demonstrar o meu ponto de vista em relação a este assunto.
Todos os que têm filhos matriculados na escola EB1 Lares são obviamente contra o fecho da mesma. Mas é preciso ver quem na verdade ordenou o encerramento de qualquer escola com menos de 20 alunos. Não foi certamente uma professora que se limitou apenas a dar a entender o seu ponto de vista de uma maneira geral, tal como eu o faço aqui, a ordenar o fecho da escola. Todos são livres de o fazer, pois há liberdade de expressão, mas devo dizer que o texto que acabei de ler, escrito por alguns encarregados de educação é para levar como uma ofensa à escola de Vila Verde, inclusive à professora anteriormente referida.
Na minha mais sincera opinião, acho até que não existe justificação possível para a escola da Lares continuar aberta, e não digo isto a pensar que a mesma não possui condições, mas sim porque Vila Verde não é uma freguesia de dimensões tão grandes e com tantas crianças matriculadas no 1º ciclo que leve à existência de duas escolas primárias. E porque não fechar antes a escola de Vila Verde? Porque esta sofreu obras para poder acolher mais crianças, nomeadamente as crianças matriculadas na Lares, caso a escola fechasse.
No artigo que li há pouco havia referência ao número de crianças matriculadas em ambas as escolas. É estranho que por esta altura já se saiba com precisão o número de matrículas em Vila Verde e Lares, pelo que desconfiei. Mas caso se confirme, existem duas justificações:
- Há cada vez mais aderência por parte de pais em matricularem as suas crianças na Figueira devido aos seus empregos, o que é compreensível;
- A menor discrepância entre os valores de Lares e Vila Verde é fruto de uma constante perseguição por parte de certas pessoas a pais para colocarem educandos na escola de Lares, argumentando que em Vila Verde o ambiente não é propício à formação escolar; Interrogo-me agora porque não será este ambiente adequado. Pelo que vejo será agora utilizado como justificação o facto de se encontrar na escola de Vila Verde a leccionar, a professora Isabel Coimbra, que nada tem a ver com o fecho da escola. O que em tempos foi uma luta contra o fecho de uma escola, é agora uma luta contra uma professora, que se encontra efectiva e que, pelo que sei, é uma excelente profissional. Chegou-me aos ouvidos que a ida dos alunos para a escola de Vila Verde estaria condicionada pela presença indesejada desta senhora na escola por parte de alguns. Pelo que sei, não há motivo nenhum para que assim seja. Esta senhora não tem de sair da escola onde lecciona já à alguns anos por ter expressado aquilo que pensava num jornal para onde escreve há já alguns anos. Aliás, a mesma nunca, em frase alguma, referiu directamente o nome da escola da Lares, mas falou sim, abertamente sobre a decisão do governo. O que não aconteceu no artigo que me levou a escrever esta mensagem, onde foi referido o nome da professora e da escola sendo ambas alvo de criticas e acusações que nenhuma das duas merece. Espero que ninguém no final desta infeliz história tenha que sair prejudicado, e devo sublinhar que me estarei a referir aos alunos, tanto os de Vila Verde como os de Lares. Para finalizar, quero apenas referir que o que me levou a escrever para o Moinho foi todo o modo errado com que este processo está a ser conduzido. Não direi quem sou, mas desde já direi que não tenho nenhum filho a frequentar nenhuma das duas escolas e que pretendo apenas que a minha opinião seja ouvida sem quaisquer impedimentos, consequências ou tentativas de descoberta do redactor deste texto.
Cumprimentos para todos os habitantes da nossa freguesia"
Anónimo
21 comentários:
Muito obrigado sr.moleiro por ter atendido ao meu pedido.
Gostaria apenas de referir uma vez mais que espero que todo este assunto seja resolvido da melhor forma, sem que ninguem tenha que abandonar o seu posto de trabalho e sem que os alunos sejam prejudicados.
Cumprimentos
Sr. Moleiro,
Esperamos sinceramente que a escola de Lares não feche e, caso um dia destes este cenário se torne realidade,esperamos poder colocar os nossos educandos em escolas públicas com professores honestos que promovam a integração de todos os alunos.
Felicidades e saúde para todos os que lutam por causas justas e verdadeiramente sociais.
Gostei de ler este texto. No entanto e como pai, creio que o grande problema da escola de Vila Verde está efectivamente no ambiente escolar. Qualquer pai quer que os seus filhos possam estudar em paz. Nesta escola não há paz, pois devido à má intervenção camarária de fazer de Vila Verde o centro de alguma escória da sociedade, colocou os ditos a residir na zona. Resultado? Agressões a professores, etc,... Escola de Vila Verde para os meus filhos? Não obrigado, nem eu ía sossegado para o trabalho. Da escola da Lares o ambiente é o tipico e semelhante aquele em que lembro de ter estudado.
Gostaria que um dos comentadores deste texto me pudesse indicar quais os professores não honestos que leccionam na escola de Vila Verde. Na minha opnião todo esta confusão se deve na verdade à constante rivalidade entre Vila Verde e Lares. Devo tambem dizer que nunca soube de nenhuma agressão a qualquer professor da escola de Vila Verde, mas caso tenha acontecido é de facto lamentável. Mas de que ditos fala o senhor? Acha que são só esses "ditos" que apresentam mau comportamento? Pois devo dizer que tenho conheçimento de várias crianças ainda bem piores, e não desse grupo a que se refere. Não será isto descriminação? Tambem frequentei a escola de Vila Verde com os mesmos, e uns foram até grandes amigos meus. Tem de concordar que não se pode fazer de um caso, o todo.
Cumprimentos a todos que defendem a escola de Vila Verde e a escola da Lares, de forma justa, sem prejudicar ninguem.
Caro anonimo das 22:00, não pretendi ofender ninguém, pelo que passo a esclarecer. Os ditos a que me refiro são aqueles pais que apenas têm os filhos na escola para poderem continuar a receber o rendimento mínimo (creio que terá entendido que seriam apenas os residentes de etnia cigana). Quanto às agressões, não tenho conhecimento de agressões fisicas, mas màs palavras e ameaças também são uma forma de agressão. O tema deste Blog "A escola de hoje ... tás a ver?" resume claramente o que se passa por todo o país e em Vila Verde não é excepção. A Lares por estar mais afastada dos tais "ditos", consegue ter maior qualidade de ensino. Não se deve apenas ao professor (terão ambos boas qualidades de ensino), mas às condições de ensino, ambiente escolar sobretudo. Pode parecer descriminatório, mas quem quer por os filhos a estudar numa boa escola e tem de os colocar junto de quem não quer saber dos estudos para nada é mais discriminado. Eu que estou a trabalhar, bem como todos os que efectivamente trabalham, somos mais discriminados do que "supostas" minorias.
Todos devemos lutar pelos nossos interesses e dos nossos filhos, mas não ha que difamar quer a escola de vila verde quer as professoras, pois as crianças e os pais estao satisfeitos com a professora Isabel Coimbra quem tem desempenhado um exelente trabalho com os seua alunos com podem verificar quer junto das crianças quer juntos dos pais das mesmas que
numca foram ouvidos ........
Concordo com o ultimo comentário, Ninguem tem o direito de difamar outras pessoas. Metam a mão na consciencia.
sou uma mae que teve e tem os seus filhos na escola de vila verde.pois nao tenho razao de queixa...As criança tem que saber lidar com todo o tipo de crianças,seja cigana,seja preta ou seja branca,se nao queram os vossos filhos numa escola assim porque nao as metem numa escola privada?E mesmo assim nao sei se nao terao crianças de outras raças...E questao ao redimento minimo nao temos nada a ver com isso, o que entressa aqui sao as nossas crianças.cumprimento a toda a freguesia
Caro anónimo das 9:49h,
Parece-me que tem toda a razão quando refere que se deve lutar pelos interesses dos alunos. No entanto, também penso que trabalham nessa escola mais professores e educadores. Deste modo, não percebo porque é que só refere o nome de uma professora... Afinal qual é o problema da escola de Vila Verde? Todos sabemos que também existem pais pouco satisfeitos com a professora referida e que não têm problemas em voltar a lembrar as situações vividas pelos seus educandos...
Quanto à heterogeneidade da população escolar diga-se que é normal na sociedade actual; muitas escolas são assim e não é por isso que os alunos são menos bem tratados e os professores/educadores menos competentes...
Cumprimentos
Refiro apenas o nome da professora pois é essa mesma senhora que está a ser alvo de imensas ofensas, como se pode verificar no artigo escrito por encarregados de educação da lares. A professora pode ser isto, pode ser aquilo, mas que é uma boa profissional ai isso é, pois a minha filha adora-a. Não vou deixar que ela fique sem a sua professora, por causa de exigências parvas de certas pessoas. A escola de Vila Verde não tem mal nenhum!
AFINAL GANHÁMOS A BATALHA!VAMOS PARA A SEGUNDA FASE PREPARAR OS NOSSOS EDUCANDOS QUE O ANO LECTIVO DE 2010/2011 TALVEZ SERÁ NA FIGUEIRA DA FOZ ...PORQUE ESTA VAI ENCERRAR
(EB1 DE LARES)
uma vez que os encarregados de educação dos alunos da escola da Lares não queriam que a boa professora em causa continua-se na escola de vila verde, propunha que viesse a comição de pais da escola de Lares dar as respactivas aulas aos alunos.Por serem viciadas em poder. Que sem ele não valem nada...
Comprimentos !!
eu como antigo aluno da escola de vila verde não concordei nada mas mesmo nada com o problema levantado pelos os encarregados de educação dos alunos da Lares. Pois acho uma turmenda falta de respeito ...
Comprimentos
Talvez o que precisam os encarregados de educação da Lares não é irem dar as aulas em vez da professora, mas certamente terem umas aulas de boa educação, pois é o que estão a precisar.
Os melhores cumprimentos
Caros Conterraneos
A decisão de encerrar a escola de Lares ,é uma decisão politica.
Para k o centro escolar obtivesse apoio financeiro os executivos da Camara e da Junta assumiram o encerramento da escola de Lares,cobardemente nunca o transmitiram .Poderão sempre dizer k a carta educativa o comtempla, mas quem a lê?
João Carronda mentiu descaradamente em Lares quando disse nada saber deste processo,como posteriormente e cara a cara o Dr Curto o relembrou .
Quero tb dizer k as escolas da nossa Freguesia se devem manter em funcionamento para bem da mesma.
Caso a escola de Lares encerre ,como deseja tb o actual Vereador do Pelouro ,será sempre mais viável aos pais de lares colocarem-nas na Figueira ,Tavarede, Cova Gala ou outros locais proximos do emprego,nada tendo haver com a escola ou Professoras
Para terminar apelo ao bom senso ,deixemo-nos de comentários esteries e os politicos nada dizem?
sou mae de uma criança que anda na escola de vila verde e nao sei qual o problema que têm contra as professoras pois eu so sou contra a uma porque nao vale nada o meu educado sabia mais na pré-escola do que agora no 1ºano e essa sim nao vale nada contra as outras nao tenho nada a dizer, tive duas filhas lá e nunca tive raszão de queixa......
Cumprimentos
sou mae de uma criança da escola de vila verde e se a professora isabel sair o meu filho sai tambem mas nao se preocupem que para a lares ele nao vai porque a verdadeira escola da freguesia é a de vila verde e nao a da lares. Os lariões é que se estão armar em PARVOS só querem TUDO para eles...
Eu vou ser directa,((deixem de lavar roupa suja))Aqui ninguém é racista,e muito menos atingir quem quer que seja de ambas as partes,o que se quer na verdade é que a escola se mantenha aberta para bem da população,e principalmente aos alunos que nelas estudam
Sou pai de um aluno da Escola de Lares e estou CONTRA o encerramento da Escola do 1º CEB de Lares. NÃO sou racista! NÃO sou viciado em poder! NÃO preciso de aulas de boa educação! Também NÃO pretendo ofender ninguém! NÃO tenho medo de dar a cara e identificar-me! Tenho tentado transmitir exactamente os princípios contrários ao meu filho, e não aceito que alguém insinue o contrário.
Não tenho medo de assumir a minha posição, pois estamos numa nação livre e Estado de Direito, mas entendo que algumas pessoas apenas se conseguem manifestar anonimamente. Também não pretendo que todos concordem com a minha posição, mas respeito as ideias contrárias, mesmo que elas me desagradem. A Escola de Vila Verde sofre dos mesmos problema sociais que tantas outras escolas do país, que também têm um número exagerado de alunos, uma diferença tão grande entre princípios morais e cívicos dos encarregados de educação (por sua vez transferidos aos seus educandos), e orçamentos limitados. Perante este panorama a Escola de Vila Verde até nem se tem saído nada mal, muito por culpa da personalidade aguerrida e bairrista das gentes vilaverdenses, que sempre se revelaram como uma espécie de grande família e grande capacidade de entreajuda, bem como do árduo trabalho dos profissionais de educação envolvidos. A eles os meus parabéns.
Mas todas as pessoas de Vila Verde e poderes autárquicos, também têm que compreender (e perguntem a qualquer professor) que é mais fácil gerir uma classe com 10 alunos do que outra com 30... E também é mais fácil lidar com a segurança e disciplina no recreio de uma escola mais pequena como a de Lares. Por isso é que as condições de ensino se tornam por vezes mais eficazes em Lares, apesar de estar em franco crescimento tanto em relação ao número de alunos, como à sua relação com Entidades relevantes no concelho, tão admirada por parte dos “outsiders”, o que proporcionou no ano lectivo transacto viagens de estudo e actividades extra curriculares de grande valia para todos os seus alunos. Assim, prefiro de longe que o meu filho continue a frequentar a Escola do 1º CEB de Lares . Não é por ter algo contra as pessoas de Vila Verde, ou a sua escola, nem desconfiar nas suas capacidades.
Não tentem levar a questão para assuntos de frustração pessoal ou "lavagem de roupa suja", como alguém disse muito bem. Também não me acredito que os poderes políticos não estejam interessados no maior benefício dos alunos. Conheço alguns e quase coloco as minhas mãos no fogo em como tudo farão para bem da Educação, acima dos interesses políticos ou carreiras de cada um... É tudo uma questão da tomada de decisões polémicas que são para alguns (como o são para também mim) injustas e em desacordo com o meu interesse e do futuro do meu filho.
Mas também é por isso que vivemos num Estado democrático, e foi com grande satisfação que recebi a notícia que o Ministério da Educação recuara na decisão de encerrar tão grande número de escolas do Ensino Básico, passando de 500 para cerca de 100. Acredito que Lares se encontra entre as que reúne das melhores condições para se manter aberta. Aqui está a prova que dá razão à nossa luta. O próprio Ministério primou pelo bom senso! Bem haja!
Por isso, meus amigos (de Vila Verde e Lares), deixem de se manifestar de uma forma tão ofensiva e vigorosa perante um assunto cujo conteúdo desconhecem por completo, pois tem contornos mais obscuros, onde por vezes os protagonistas são tão afincadamente defendidos por claques de pessoas que perderam a razão… mas isso parece que é doença nacional!...
Na minha opinião os pais de Vila Verde até deveriam estar solidários com os pais de Lares para o não encerramento desta escola. Já pensaram que ao aliviar um pouco o contingente de alunos em Vila Verde, também os vossos filhos beneficiarão com o empenho dos profissionais envolvidos que não podem fazer milagres perante classes sobrelotadas?
João Carlos Lopes
O triste disto é haver aí uns ou um cobarde que tá farto de querer ser sr de vila verde mas o povo não deixa pá, e depois fala mal de vila verde a torto e a direito e mete os familiares na lares porque é um racista de primeira. tem medo que os seus meninos sejam contaminados pelos ciganos? Tenha vergonha e desapareça desta terra. Vá viver para lares
Se estás a falar de quem penso eu já ouvi numa reunião do ps k esse gajo anda-se a fazer amigo do carronda agora para ser o candidato do ps nas próximas eleições
Enviar um comentário