quarta-feira, 13 de maio de 2009

Proibidos decotes e saias curtas

Pinhal Novo: Regulamento interno da EB 2,3 José Maria dos Santos
Alunos, professores e funcionários da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos José Maria dos Santos, no Pinhal Novo (Palmela), estão proibidos de vestir tops com decotes pronunciados, minisaias muito curtas e calças descaídas. Natividade de Azeredo, presidente do Conselho Executivo (CE), confirma as regras, explicando tratar-se de uma emenda ao regulamento interno da escola, resultado de situações verificadas na sala de aula.
Eis algumas delas:
...Um professor sentiu-se incomodado por conseguir ver as cuequinhas de uma menina, devido à minissaia muito curta que ela trazia vestida ... (conseguir ver? Deve ter feito algum esforço para issso. Não tinha mais para onde olhar)
...uma professora fora obrigada a regressar a casa para mudar de roupa, tudo porque trazia vestidos uns calções compridos do tipo corsários... ( os calções terão que ser calças :-))
...a própria presidente do CE presenciou outra situação: "Olhei e vi os boxers laranja de um rapaz, porque as calças estavam muito descaídas"... (que horror ... uns boxers e logo laranja)
...um rapaz, por volta do Euro’2004, que entrou na sala pintado da cabeça aos pés... (sem roupa?)
...houve a necessidade de entregar a uma ‘t-shirt' a uma aluna porque trazia um top de alças extremamente decotado o que não era próprio... (pois... se os calções da professora não eram próprios?)
Começa a servir de exemplo a Loja do Cidadão de Faro. E que tal começar a "uniformizar" alunos, funcionários e professores? Ainda agora a procissão vai no adro... E a Dra. ainda não é "Directora", é só presidente de CD ;-).
No meu tempo, no "Liceu" e na Escola Industrial e Comercial, não havia turmas mistas e os rapazes não podiam passar nos locais por onde passavam as raparigas (sempre se evitavam os contágios gripais, hoje tão em moda) Será que estamos a caminhar para esse tempo? E nessa Escola de Pinhal Novo, vai haver "Educação Sexual"? Ou também a vão proibir.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quem passa próximo das escolas do nosso conselho verifica que a realidade não é muito diferente do que está descrito neste texto. Infelizmente é necessário impor algumas regras para que haja alguma decência na apresentação de cada um. A culpa claro é dos encarregados de educação que permitem isto e muito mais pois estão-se a "borrifar" para a educação dos seus filhos (alguns servem de exemplo para estes filhos. Os jovens de hoje na forma de vestir, querem ser adultos, mas a sua forma de pensar é de criança.
Há 50 anos atrás um jovem de 15 anos tinha o pensar de um adulto de 30 anos nos dias que correm.
Como não há moralidade têm de se impor regras, que no meu tempo de escola, não estavam escritas, mas eram cumpridas pela boa educação dada pelos pais de ontem.