quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Os operários do Natal


Hoje ao sintonizar a "Comercial", acompanhei a apresentação de mais uma caderneta de cromos da autoria de Nuno Markl, dedicada a um album em vinyl, datado de 1978, em que Carlos Mendes, Paulo de Carvalho e Fernando Tordo davam voz a músicas infantis que retratavam os operários do Natal. Os poemas eram de José Carlos Ary dos Santos e Fernando Pessoa e narrativas de Maria Helena d'Eça Leal. Recordo-me que o meu filho, na altura com 5 anos, recebeu do seu padrinho, no Natal de 1978, este album. Confesso que hoje, passados 32 anos, ao escutar tais músicas, me emocionei. Penso que foi o melhor trabalho em termos de canções de Natal para crianças alguma vez feito em Portugal. Obrigado à Comercial pelo momento recordado.
Também vou dar o meu contributo ao mostrá-lo a todos que não o conhecem, bem como aqueles que o conhecem. Basta clicar aqui e deixarem-se deliciar.
Em baixo a letra de uma das canções do album: "Os amigos". Na minha opinião a mais bonita.

Os Amigos

Quem faz o Natal para todos nós? São os amigos
Quem nos dá prazer e dá calor? São os amigos
A quem é que damos a ternura? É aos amigos
A quem é que damos o melhor? É aos amigos


Os amigos são o nosso bolo de Natal
Cada amigo nosso vale mais que um Pai Natal
É um irmão nosso que trabalha no Natal
E com suas mãos faz a diferença do Natal


O dinheiro pouco importa
O que importa é a verdade
E a prenda mais valiosa
É a prenda da amizade


Quem faz das tristezas forças
E das forças alegrias
Constrói à força de Amor
Um Natal todos os dias.

Sem comentários: