terça-feira, 30 de março de 2010

Jorge Pelicano volta a ser notícia

"Pare, Escute, Olhe", documentário de Jorge Pelicano, que estreou em Outubro do ano passado nos festivais DocLisboa, onde conquistou os prémios de Melhor Documentário Português e de Melhor Montagem, e também no Cine Eco, em Seia, onde arrecadou o Grande Prémio do Ambiente, Grande Prémio da Lusofonia, e Prémio Especial da Juventude, vai aparecer nas salas de cinema nacionais, no dia 08 de Abril.
A sua exibição vai acontecer em Lisboa no complexo de filmes da ZON/Lusomundo nas Amoreiras, na New Line Cinema de Alvalade, e na ZON/Lusomundo do Parque Nascente do Porto.
O filme "é uma reflexão sobre o despovoamento e desertificação" provocados pelo encerramento progressivo da linha ferroviária do Tua, no distrito de Bragança. O filme está dividido em duas partes: a primeira sobre a situação da parte desactivada da linha, entre Bragança e Mirandela, com a visível degradação do troço, o abandono, a pobreza dos poucos habitantes que vão ficando. A segunda revela o quotidiano do troço ainda activo, entre Carvalhais, Mirandela e Cachão, cujas populações usam o transporte ferroviário para ir trabalhar, fazer compras, ir ao médico, manifestando-se no filme contra o seu encerramento

2 comentários:

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Que maravilha, esse espaço eu não conhecia. Bom fazer amizades.
Fique a vontade, estou aqui para divulgar um pouco da cultura do brasil
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja um bom final de semana para você.
Saudações Educacionais !

Mario Jose disse...

O jorge Pelicano volta a ser notícia porque amealhou um premio num festival de top que passo a citar:
"A reportagem "Eu e os Meus Irmãos" da SIC ganhou o prémio de melhor imagem no Festival Internacional de Grandes Reportagens e Documentários (FIGRA), em França.

Com assinatura de Cândida Pinto e Jorge Pelicano, o documentário relata as vidas dos órfãos de vítimas de sida em Moçambique. Adultos à força, que são obrigados a vencer sozinhos, sem a ajuda dos pais que perderam vítimas do HIV.

"Foi um enorme orgulho receber este prémio que dá relevo à sensibilidade do repórter de imagem Jorge Pelicano, distinguido pelo segundo ano consecutivo", afirma Cândida Pinto, jornalista e coordenadora de Grande Reportagem da SIC.

Jorge Pelicano é autor dos documentários "Ainda há Pastores" (2006) e "Pare, escute e olhe", que venceu também o prémio de melhor imagem no FIGRA de 2009. Esperamos por ti na nossa cidade e espero a tua entrada na sala de visitas chado CAE. Parabens e boa sorte