domingo, 31 de maio de 2009

Vila Verde Cultural

A nossa Freguesia teima em fazer valer e divulgar os seus valores culturais, procurando combater uma crise de valores aos mesmos associados, e à qual um pouco por todos os lados vamos assistindo. São as nossas Colectividades que, um pouco aqui e um pouco ali, sabe-se lá com que dificuldades, vão libertando um pouco dessse perfume cultural e "oferecem-no" a todos nós. Pena que por vezes a "nossa" resposta para os seus desafios não seja por vezes o que elas mereciam, deixando por vezes os espaços onde o tal "perfume " é deixado quase às moscas.



Mas vamos ao que interessa:


Na sexta - feira, dia 29 de Maio, o GIM da Fontela, comemorou o Dia Nacional das Colectividades. Elaborou para o mesmo um programa com prata da casa e contou com a actuação do Grupo Coral João Mendes e de uma representação do teatro de revista denominada "A Fontela é assim em revista".





No sábado, dia 30 de Maio, o Grupo de Cantares "Terra Nostra" do GR Vilaverdense levou a cabo a organização do seu 11ºEncontro de Música Tradicional e Popular Portuguesa, com a participação do grupo anfitrião e ainda os grupos as "Adufeiras" de Idanha a Nova, "Cantareias" de Marvão e o "Quintarolas de Vila Velha de Rodão.





Na SIR Lares, também no dia 30 de Maio e à mesma hora, realizou-se o II Encontro de Orquestras Juvenis daquela Colectividade, com a participação de Orquestra anfitriã e da Orquestra Ligeira da AFU Verridense.





Foi, como se pode depreender um fim de semana culturalmente rico, nas vertentes do canto, da música e também do teatro. Apenas uma chamada de atenção. Não seria possível uma coordenação nas planificações anuais, entre as nossa Colectividades, por forma a serem evitadas coincidência de eventos, como aconteceu ontem? Certamente todos sairiam a ganhar.

Sem comentários: