domingo, 12 de julho de 2009

Cursos sem emprego são os que têm mais vagas

As licenciaturas de Direito na Universidade de Lisboa e na Universidade de Coimbra lideram, respectivamente com 450 e 330 lugares, o top dos cursos com mais vagas no concurso nacional de acesso ao Ensino Superior Público, que arranca amanhã. Curiosamente, são dois dos cursos apontados como tendo maior desemprego, num estudo elaborado este ano pelo próprio Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
É a chamada lógica da batata...

3 comentários:

Paulo Bernardes disse...

O problema que o estimado Moleiro aqui aborda não é exclusivo do curso de Direito. No caso da licenciatura em Direito, até se compreende. Ainda é muito prestigiante em Portugal ter uma profissão ligada à Justiça. Além disso, convenhamos, ser Juiz ou delegado do Ministério Publico é ainda muito apelativo do ponto de vista remuneratório, bem como do ponto de vista das regalias sociais.

Mas o problema que aqui se levanta está, fundamentalmente, ligado à estratégia global (ou falta dela) do ensino superior. O que faz sentido é que haja uma adequação do numerus clausus de cada curso às necessidades reais do nosso País. Mas isso... só acontecerá no dia de São Nunca...

Atenção!!! Não se confunda falta de estratégia com falta de qualidade. Não estou a dizer que há falta de qualidade no Ensino Superior português. Até porque se isso fosse verdade, não haveria tantos jovens licenciados que, mal acabam a sua formação, são recrutados imadiatamente por instituições estrangeiras.

Anónimo disse...

caro moleiro,
tem que perceber que actualmente os jovens não tiram um curso superior para dizerem que são licenciados. Actualmente a grande maioria dos jovens querem estudar para adquirirem conhecimentos para os colocarem em pratica no mercado de trabalho.
a verdade é que o curso de direito continua a ser um curso muito abrangente e com muitos saidas profissionais. Um Lic em direito pode ir desde o jornalismo á Judiciaria ou até mesmo á consultadoria financeira ou porque não ás Relaçoes Publicas ou mesmo á administração de empresas e departamentos juridicos. Já para nao dizer que podem ser professores...
Penso que nos temos é que preocupar com cursos que nao tem saidas profissionais, um lic em direito pode fazer muita coisa. veja que até pode abrir o seu proprio escritorio.
Por exemplo os Prof. já tem menos saidas profissionais ou vao para o ensino publico ou entao tem que meter um cunha junto de um dos donos dos colegios espalhados pelo pais.

"O moleiro" disse...

"Curiosamente, são dois dos cursos apontados como tendo maior desemprego, num estudo elaborado este ano pelo próprio Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior".