domingo, 31 de julho de 2011

Alhadas vai receber a Fanfarra Operária Gago Coutinho e Sacadura Cabral, da Ilha Terceira dos Açores

A Sociedade Boa União Alhadense, vai receber no período compreendido entre 04 e 09 de Agosto, a visita da Fanfarra Operária Gago Coutinho e Sacadura Cabral – Angra do Heroísmo – Ilha Terceira. Para o efeito delineou o seguinte programa:
Dia 04, Quinta-feira
13.30 Chegada ao aeroporto Lisboa
Dia 05, Sexta-feira


09.45 Recepção na Sede da Junta Freguesia Alhadas
11.00 Recepção no Salão Nobre da Câmara Municipal Figueira da Foz
15.00 Visita a alguns pontos de interesse Alhadas
21.30 Noite d´Amizade / Espectáculo de Boas Vindas (ver cartaz)
Dia 06, Sábado

11.00 Actuação no Jardim Municipal e Mercado Eng.º Silva, na Figueira da Foz
Dia 07, Domingo

15.00 Arruada (3)
17.00 Procissão em honra de Nª Sr.ª da Esperança, seguindo-se pequena actuação no recinto das Festas (Bandas da SBU Alhadense e da Fanfarra Operária Gago Coutinho e Sacadura Cabral)

Dia 08, Segunda -feira

10.00 Visita em autocarro a alguns pontos de interesse do Concelho Figueira da Foz
Dia 09, Terça-feira

03.30 Regresso aos Açores




segunda-feira, 25 de julho de 2011

"Poupar????? É só para alguns.....

A presidente da Assembleia da República acaba de atribuir a Mota Amaral, na qualidade de ex-presidente do Parlamento, um gabinete, uma secretária, um BMW 320 e um motorista.

Transcreve-se o despacho em causa:

"Despacho n.º 1/XII — Relativo à atribuição ao ex-Presidente da Assembleia da República Mota Amaral de um gabinete próprio, com a afectação de uma secretária e de um motorista do quadro de pessoal da Assembleia da República.

Ao abrigo do disposto no artigo 13.º da Lei de Organização e Funcionamento dos Serviços da Assembleia da República (LOFAR), publicada em anexo à Lei n.º 28/2003, de 30 de Julho, e do n.º 8, alínea a), do artigo 1.º da Resolução da Assembleia da República n.º 57/2004, de 6 de Agosto, alterada pela Resolução da Assembleia da República n.º 12/2007, de 20 de Março, determino o seguinte:

a) Atribuir ao Sr. Deputado João Bosco Mota Amaral, que foi Presidente da Assembleia da República na IX Legislatura, gabinete próprio no andar nobre do Palácio de São Bento;

b) Afectar a tal gabinete as salas n.º 5001, para o ex-Presidente da Assembleia da República, e n.º 5003, para a sua secretária;

c) Destacar para o desempenho desta função a funcionária do quadro da Assembleia da República, com a categoria de assessora parlamentar, Dra Anabela Fernandes Simão;

d) Atribuir a viatura BMW, modelo 320, com a matrícula 86-GU-77, para uso pessoal do ex-Presidente da Assembleia da República;

e) Encarregar da mesma viatura o funcionário do quadro de pessoal da Assembleia da República, com a qualificação de motorista, Sr. João Jorge Lopes Gueidão;

Palácio de São Bento, 21 de junho de 2011


etc,etc.etc....

Quando se continuam a pedir sacrifícios aos portugueses, não havia necessidade ....

quarta-feira, 20 de julho de 2011

O Livro H do "Processo Face Oculta", a vergonha nacional

Arraiais de Santo Aleixo em Vila Verde

Mais uma organização do Grupo Recreativo Vilaverdense, que nos próximos dias 22 e 23 de Julho, vai levar a efeito os tradicionais arraiais em honra de Santo Aleixo, com o seguinte programa-horário:
22 de Julho:
22:00 horas - Baile com o conjunto musical Kisom, do Quiaios Clube;

24:00 horas - Actuação da marcha infantil da Escola do 1º CEB de Lares;

23 de Julho:
21:30 horas - XIII Encontro de Música Popular e Tradicional Portuguesa, com a participação dos grupos "Terra Nostra", do GRV, "Ilha Azul", da ilha do Faial, Açores e Os Romeiros, de Vila de Ourém.
Em ambos os dias funcionará um serviço de restaurante com as tradicionais "iguarias" da terra.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Douro Intemporal 2011


O território entre o Côa, o Águeda e o Douro Internacional corresponde a um contínuo de áreas protegidas, devido ao seu valor patrimonial. A região - fruto do contexto geográfico e histórico e do esforço recente das entidades que tutelam o património arqueológico e natural, do trabalho de investigadores dedicados à conservação da natureza e do património cultural, conjugados com a preocupação e interesse das autarquias e associações locais -, conservou património arqueológico e natural cuja dimensão e relevância ditaram a criação do Parque Arqueológico do Vale do Côa, do Parque Natural do Douro Internacional, da Área Protegida Privada da Faia Brava, e, recentemente, de uma estrutura cultural de acolhimento, o Museu do Côa. Este território remete-nos para perspectivas tão arcaicas, quanto contemporâneas: paisagens amplas, conservadas, e a grande arte, paleolítica e ao ar livre. Património intemporal que nos convida a reflectir sobre sábias e complexas relações entre natureza e cultura: paisagens de liberdade onde as aves rupícolas habitam escarpas gravadas há mais de 25 000 anos por mestres do traço, comunidades do Paleolítico Superior que nos legaram auroques, cabras, cavalos... É a arte da luz. As arribas destes vales permitem-nos contemplar fauna separada no tempo por 25 000 anos e a obra de artistas separados pelos mesmos 25 000 anos. A baixa densidade populacional, já milenar, e a recente produção de conhecimentos, criaram, afinal, um território notavelmente equilibrado.
O Parque Arqueológico e Museu do Côa, o DGAC-N/Parque Natural do Douro Internacional, os Municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, de Freixo de Espada à Cinta, de Pinhel e de Vila Nova de Foz Côa e a Associação Transumância e Natureza, convidam-na(o) a viver este território.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Santo Aleixo, orago de Vila Verde



Aleixo, filho único do senador Eufemiano, era italiano, nasceu em Roma, no ano de 350. Herdeiro de uma considerável fortuna, cresceu dentro da religião cristã. Desde a infância era famoso por sua natural caridade, possuindo todas as graças e virtudes. Os pais, como era costume na época, cuidaram do seu enlace com uma jovem de excelente família cristã e ele acabou se casando.

Porém, na noite de núpcias sem consumar a união, e após conversar com a esposa, abandonou tudo para se aproximar de Deus. Como peregrino, vagou de cidade em cidade até chegar em Edessa, na Síria, onde ficou por algum tempo. Vivia como um piedoso mendigo ao lado da Basílica do Apóstolo Tomé, repartindo com os pobres as esmolas que recebia. Diversos prodígios aconteciam com a sua presença, passou a ser chamado de "o homem de Deus" e venerado por sua santidade. Mas, teve de abandonar a cidade, porque desejava continuar no anonimato.

Retornou para a vida de peregrino. Sofreu tanto que ficou transfigurado. Quando chegou em Roma foi para a casa do pai e disse: "Tende compaixão deste pobre de Jesus Cristo e permita-me ficar em algum canto do palácio". Não tendo reconhecido o próprio filho, ele o acolheu e mandou que o levasse para cuidar da cocheira dos animais. Viveu assim durante dezessete anos, na cocheira do seu próprio palácio, sendo maltratado pelos seus próprios criados e sem ser identificado pelos pais.

Morreu em 17 de julho e foi colocado num cemitério comum para criados. Porém, antes de morrer, entregou um pergaminho ao criado que o socorreu, na qual revelava sua identidade. Os pais quando souberam, levaram o caso ao conhecimento do Bispo, que autorizou sua exumação. Aleixo foi levado então para um túmulo construído na propriedade do senador. A fama de sua história e de "homem de Deus" se espalhou entre os cristãos romanos e orientais, difundindo rapidamente o seu culto.

Segundo uma antiga tradição romana, a casa do senador ficava no Monte Aventino. Em 1217, durante a construção da igreja dedicada à Santo Bonifácio, neste local as relíquias de Santo Aleixo foram encontradas. Por este motivo, o Papa Honório III decidiu que ela seria dedicada à Santo Aleixo. Outro grande devoto deste Santo, foi o Bispo Sérgio de Damasco, que viveu em Roma no final do século X. Ele acabou fundando o Mosteiro de Santo Aleixo, destinado aos monges gregos.

No século XV, os Irmãos de Santo Aleixo o elegeram como patrono. Em 1817, a Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria o nomeou seu segundo patrono, como exemplo de paciência, humildade e de caridade a ser seguido. A Igreja manteve o dia de sua festa no dia 17 de julho, como sempre foi celebrada pela antiga tradição cristã.
(Ontem, dia 17 de Julho foi dia de Santo Aleixo, orago da nossa freguesia. A sua imagem encontra-se por isso em exposição na capela do Senhor da Coluna, em Vila Verde)

terça-feira, 12 de julho de 2011

Portugal coloca os F-16 à venda



O Estado português tem à venda dez aeronaves F-16 e a força aérea do Paquistão "solicitou informações" sobre estas aeronaves, refere o Relatório de Execução da Lei de Programação Militar de 2010.
Fonte "DN" 2011 Jul 12

Já agora podiam vender também os submarinos

segunda-feira, 11 de julho de 2011

"Talentos em Palco" no CAE

O Grupo Obsession do GRV, vai participar no concurso "Talentos em Palco". É importante a presença de todos neste evento, bem como a votação nele, para vencedor do certame. Vamos a isso?

Teatro na SBU Alhadense

No próximo dia 16 de Julho, pelas 21h30, o Grupo Experimental de Teatro "Páteo das Galinhas Teatro de Bico", que está sedeado no GDR Chã, apresenta na SBU Alhadense, a Peça de Teatro "Ceeps", com texto de Lutz Hubner, com encenação de Victor Marques.
Os lugares podem ser reservados na Sede da SBU Alhadense, ou através do telefone 233930410

domingo, 3 de julho de 2011

Mistério...


Na sua declaração de riqueza, José Sócrates, ex-primeiro-ministro, não tem depósitos a prazo, à ordem ou qualquer Plano Poupança Reforma.

Cá para mim, acho que ele deve guardar as suas economias debaixo do colchão, ou então gastou-as todo em roupa cara comprada nos "States". Há ainda há a hipótese da lei alterada pelo governo socialista ter criado um regime mais favorável a políticos que queiram esconder o seu património e daí agora não o poder declarar (Loool). Esta parece ser a hipóteses mais provável a fazer fé em denúncias de especialistas.

Sai mais uma investigaçãozinha? Acho que não.

Fonte "Correio da Manhã" 2011 Jul 03

Ministério da Educação suspende fecho de escolas

O Ministério da Educação (ME) já não vai encerrar as 654 escolas do primeiro ciclo do ensino básico, com menos de 21 alunos, que tinha intenção de fechar este mês, no âmbito do plano de reorganização da rede escolar.

A equipa de Nuno Crato, que agora tomou posse, garantiu que irá reavaliar a proposta de encerramento das escolas e o seu impacto. A decisão já foi comunicada aos municípios, que aplaudem a decisão.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Passos Coelho anuncia imposto extraordinário sobre subsídio de Natal





O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou ontem uma contribuição especial para o ajustamento orçamental, em sede de IRS. Esta será equivalente a 50 por cento do valor do subsídio de Natal que acresce ao salário mínimo nacional. A medida vigorará apenas este ano. Hoje ficámos a saber que 80% dos pensionistas não serão abrangidos por esta medida.Ainda bem.

Não concordo com esta medida que aliás não estava prevista no programa do PSD. No entanto compreendo-a. Só que acho que agora deveria ser aplicada apenas àqueles a quem Sócrates poupou em Janeiro de 2011(funcionários privados que auferem rendimentos acima dos 1.500,00 € ). A medida tomada agora pelo governo é para aplicar apenas no subsídio de Natal, se tomarmos em conta as palavras de Passos Coelho. Mas a palavra dos políticos é como se sabe.... No entanto e voltando ao "imposto sobre o trabalho" que Sócrates aplicou aos funcionários públicos, é mensal e não se sabe quando termina. No meu caso, um mês de salário/ano é para o imposto criado por Sócrates.

Fico à espera das medidas que irão ser anunciadas, segundo Miguel Relvas, para reduzir o despesismo do Estado. Hoje ficámos também a saber que foram fechados os cargos de directores adjuntos da Segurança Social. O governo de Passos Coelho não os nomeia. Ainda bem. Menos "jobs for the boys". Terão que procurar "novo emprego" looool.


Fonte " O Público" 2011 Jun 30