quarta-feira, 29 de junho de 2011

Islândia, um exemplo para o Mundo

Numa altura em que a Islândia procura erguer-se da crise financeira que a deixou na bancarrota, a Primeira-ministra da Islândia, Johanna Sigurdardottir, defende a participação directa dos cidadãos na elaboração da nova Constituição do país, mas desta vez estão a fazê-lo de modo diferente, com recurso às redes sociais, nomeadamente ao Facebook. Os cidadãos são assim chamados a participar deixando os seus comentários e sugestões na Internet.


Fonte "O Público" 2011 Jun 29

No novo calendário escolar o 6º ano já é ano de exames

O calendário escolar para o próximo ano lectivo foi hoje publicado no “site” do Ministério da Educação. O primeiro despacho assinado pelo novo ministro Nuno Crato tem duas novidades por comparação ao diploma idêntico que fixou o calendário que esteve em vigor este ano.

O 6º ano é associado aos outros anos que já têm exames nacionais para efeitos de final do ano lectivo e é alterada a data do Dia do Diploma de 8 para 30 de Setembro, de modo a que este ocorra quando as actividades lectivas já estiverem a decorrer.

No Dia do Diploma procede-se à entrega dos certificados e diplomas aos alunos que concluíram o ensino secundário no ano lectivo anterior. O despacho de Nuno Crato acrescenta que as escolas deverão também desenvolver nesse dia “um conjunto de actividades a assinalar o sucesso educativo e a valorização do conhecimento”.

O programa de Governo ontem apresentado determinava-se que os alunos do 6º ano passarão a ter uma prova de final de ciclo com peso na avaliação final, como já sucede com os estudantes do 9º, 11º e 12º ano. A avaliar pelo actual calendário, a extensão desta avaliação ao 6º ano acontecerá já no próximo ano lectivo.

Os alunos do 6º terminarão as aulas no mesmo dia dos estudantes que já têm exames nacionais. O que acontecerá a 8 de Junho de 2012. Para os outros anos de escolaridade as aulas terminarão a 15 de Junho. Na educação pré-escolar as actividades lectivas prolongam-se até 6 de Julho.

O início das aulas decorrerá entre 8 e 15 de Setembro. Neste intervalo as escolas têm liberdade de escolha. No ano passado o ano lectivo iniciou-se entre 8 e 13 do mesmo mês.

Continuam garantidas as férias de Natal, Carnaval e Páscoa.
Fonte "O Público" 2011 Jun 29

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Obrigações de Salazar válidas no BCE



Na lista dos activos que o Banco Central Europeu (BCE) aceita como elegíveis para serem entregues como colateral – ou seja, que os bancos podem trocar junto do BCE por crédito – encontram-se algumas surpresas
Entre as entregues por Portugal, estão quatro obrigações emitidas pelo governo de Salazar nos anos 40, com um prazo de pagamento de oito mil anos.

Os quatro títulos de dívida emitidos pelo Tesouro nos anos 1940, 1941, 1942 e 1943 vencem apenas a 31 de Dezembro de 9999, segundo a lista publicada no site do BCE.

As emissões perpétuas foram feitas por Salazar para financiar os défices das contas públicas durante a Segunda Guerra Mundial.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Quase um terço dos bolseiros apoiados pelo Estado não provou que fez o doutoramento

Quase um terço dos bolseiros que receberam apoio para o seu doutoramento em 2009 “não cumpriram com a obrigação de envio de cópias das teses” e a entidade que atribuiu o dinheiro não suscitou “a sua regularização”. Em causa estão, segundo os resultados de uma auditoria da Inspecção-Geral de Finanças (IGF), 1432 bolseiros e apoios de 91,2 milhões de euros.


A IGF não identifica a entidade em questão no relatório de actividades de 2010, limitando-se a referir que fez uma auditoria às despesas de investimento “na área da ciência e tecnologia”, presumindo-se por isso que seja a Fundação para a Ciência e a Tecnologia.


Cá está uma das "funções" das Fundações. E não são pedidas responsabilidades a estes irresponsáveis?


Fonte "O Público" 2011 Jun 24

terça-feira, 21 de junho de 2011

Nove praias da Figueira da Foz com qualidade "Ouro 2011"

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza conferiu a nove praias do concelho Figueira da Foz a classificação “Praia com Qualidade de Ouro 2011”, menção esta que tem por base a informação disponibilizada pelo Instituto da Água através do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

Costa de Lavos, Cova Gala, Buarcos, Tamargueira, Murtinheira, Quiaios, e três da Figueira da Foz – Alto do Viso, Molho Norte e Relógio são as praias distinguidas pelo critério da qualidade da água da Quercus que na opinião do vereador António Tavares, “é mais exigente que o da Bandeira Azul”.

Para merecer o galardão, as praias figueirenses tiveram de 2006 a 2009 nota “bom” na qualidade da água e “excelente” em 2010.
A Quercus salienta que existe alguma vulnerabilidade à poluição, sobretudo nas águas interiores, devido a falhas no saneamento básico e aos problemas de gestão da bacia hidrográfica.
Comparando com 2010, há mais 17 praias com qualidade de Ouro, o que abrange um total de 286 das 515 zonas balneares. A Quercus chama a atenção para a “cada vez maior diversidade de períodos de funcionamento da praias enquanto zonas balneares”; assim, num total de 515 zonas balneares 248 praias iniciaram a época em 1 de Junho e 202 em 15 do corrente.
As praias a quem foi atribuído o galardão poderão ostentá-lo e divulgá-lo durante a época balnear a que respeita.


Fonte "O Figueirense" 2011 Jun 20

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Fernando Nobre desiste de ser presidente da AR, mas fica como deputado

Fernando Nobre afastou-se hoje da corrida para a presidência da Assembleia de República, depois de duas votações falhadas. O Parlamento adiou a eleição para esta terça-feira à tarde.
A primeira derrota pessoal de Passos Coelho, resultado da sua teimosia em não dar ouvidos aos seus "parceiros" da AR. Não aprendeu nada nos últimos anos? Não está propriamente na posição do "quero, posso e mando", como se verificou. Que lhe sirva de emenda.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Novo Governo




Ele aí está. O novo governo da República tomará posse dia 23 de Junho. Pelo que me tem sido dado ler e ouvir há boas perspectivas em relação ao novo responsável pela tutela da educação prof. Nuno Crato. A ver vamos, pois é um sector que bem precisado está de alguém que lhe "ponha a mão".

segunda-feira, 13 de junho de 2011

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Futsal Concelhio

Sábado 11.06

Divisão de Honra Masculina Fase Final 10ª jornada
20:00 Quiaios Clube 3 CS Ribeira de Frades 5
20:00 CSC Prodeco 5 SBU Alhadense 2

1º CSC Prodeco 46 pontos ... 5º Quiaios Clube 30 pontos 6º SBU Alhadense 29 pontos

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Aos "fregueses" anónimos amigos ou nem por isso....

Será azia ... ou descarga de fígado. É sempre um prazer oferecer o meu ombro amigo para soltarem algumas lágrimas ou descarregarem o seu mau perder. E já agora só gosto de quem quero e francamente José Sócrates, fez mal de mais ao país para eu gostar um pouco dele. Não levo a mal que cerca de 28% ainda gostem dele, mas deu - me um certo gozo ter ficado com a ideia que nos livrámos dele para sempre. Que seja muito feliz na sua nova vida, que não deve ser pior do que a levava certamente. Já agora que os portugueses também tenham a oportunidade de voltarem a ser felizes. Quanto aos amargos, azias ou lá o que é, isso passa vão ver. looooooooooooool.

Pela SBU Alhadense

domingo, 5 de junho de 2011

Resultados das Eleições Legislativas 2011

Resultados do concelho de Figueira da Foz

(O PSD vence em 15 das 18 freguesias do concelho. O PS apenas venceu em Vila Verde, Maiorca e Alhadas)



Resultados na freguesia de VilaVerde


quinta-feira, 2 de junho de 2011

Quinta-feira da Ascenção

Porque hoje é 5ª Feira de Ascensão e pelo que ela representava em tempos para a nossa terra. Oh que saudades ...

"Quinta-feira da Ascensão é uma festa religiosa católica. Há locais onde é dia feriado. Celebra a ascensão de Jesus ao Céu, depois de ter sido crucificado e de ter ressuscitado.Tradicionalmente, de manhã cedo, rapazes e raparigas iam para o campo apanhar a espiga e outras flores campestres.Com elas, formavam um ramo com: espigas de trigo, ramos de oliveira, malmequeres e papoilas. O ramo podia também incluir centeio, cevada, aveia, margaridas, pampilhos, etc. Cada elemento simboliza um desejo:
A espiga significa que haja pão (isto é, que nunca falte comida, que haja abundância em cada lar), o ramo de folhas de oliveira significa que haja paz ( a pomba da paz traz no bico um ramo de oliveira) e que nunca falte a luz (divina), as flores (malmequeres, papoilas, etc.) que haja alegria (simbolizada pela cor das flores - o malmequer ainda «traz» ouro e prata, a papoila «traz» amor e vida e o alecrim «traz» saúde e força). O ramo deve ser guardado ao longo de um ano, até ao Dia de Espiga do ano seguinte, pendurado algures dentro de casa.
Acredita-se que este costume, que surge mais no centro e sul de Portugal, nasceu de um antigo ritual cristão, que era uma bênção aos primeiros frutos.
No entanto, por ter tanta ligação com a Natureza, pensa-se que vem bem mais de trás no tempo, talvez de antigas tradições pagãs associadas às festas da deusa Flora que aconteciam por esta altura e às quais se mantém ligada à tradição dos Maios e das Maias.
Embora seja uma tradição quase perdida, como tantas outras, aqui pelo nosso cantinho ainda podemos ver muitas pessoas que desejam conservá-la e mantêm a superstição de que sem o ramo pendurado em casa a sorte não lhes sorrirá".

Manuel Pinho, ex-ministro de Sócrates, diz-se preocupado com a imagem do país.....


"... pior do que a crise económica que temos, é a crise moral. Que é só insultos e não há respeito … "
(Manuel Pinho)

A foto, tirada em plena sessão da Assembleia da República, é de facto elucidativa, quanto ao seu conceito de respeito. Que grande cromo este ....

Futsal Concelhio

Sábado 04.06

Divisão de Honra Masculina Fase Final 9ª jornada
20:00 CF Santa Clara 5 Quiaios Clube 6

20:00 SBU Alhadense 2 C Domus Nostra 6
1º CSC Prodeco 43 pontos ... 5º Quiaios Clube 30 pontos 6º SBU Alhadense 29 pontos

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Então porque não foi?

Mistério ..........................................................