terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Tribunal de Contas encontra motivos para despedimento de gestores de empresas públicas de transportes

Agora para os despedir, só falta anunciar a indeminização a que têm direito - aprovada por eles enquanto administradores - bem como as restantes mordomias. Já agora decidam em que EP eles vão ser recolocados. Sim porque gente desta não pode ficar sem "tacho".
Fonte "O Público" 2010 Dez 28

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Futsal do Concelho

Quarta-Feira, 29.12

Divisão de Honra Masculina - 13ª jornada
20:00 CF Santa Clara 4 Quiaios Clube 4

1º CF Santa Clara 33 pontos ... 3º SBU Alhadense 25 pontos ... 5º Quiaios Clube 20 pontos

Domingo 02-01
Juniores Masculinos - 16ª Jornada
11:00 CF Santa Clara 0 GR Vilaverdense 3

1º Académica 45 pontos 2º GR Vilaverdense 39 pontos

sábado, 25 de dezembro de 2010

SENTENÇA PROFERIDA EM 1487 NO PROCESSO CONTRA O PRIOR DE TRANCOSO

"Padre Francisco da Costa, prior de Trancoso, de idade de sessenta e dois anos, será degredado de suas ordens e arrastado pelas ruas públicas nos rabos dos cavalos, esquartejado o seu corpo e postos os quartos, cabeça e mãos em diferentes distritos, pelo crime que foi arguido e que ele mesmo não contrariou, sendo acusado de ter dormido com vinte e nove afilhadas e tendo delas noventa e sete filhas e trinta e sete filhos; de cinco irmãs teve dezoito filhas; de nove comadres trinta e oito filhos e dezoito filhas; de sete amas teve vinte e nove filhos e cinco filhas; de duas escravas teve vinte e um filhos e sete filhas; dormiu com uma tia, chamada Ana da Cunha, de quem teve três filhas, da própria mãe teve dois filhos. Total: duzentos e noventa e nove, sendo duzentos e catorze do sexo feminino e oitenta e cinco do sexo masculino, tendo concebido em cinquenta e três mulheres".
El-Rei D. João II lhe perdoou a morte e o mandou pôr em liberdade aos dezessete dias do mês de Março de 1487, com o fundamento de ajudar a povoar aquela região da Beira Alta, tão despovoada ao tempo e guardar no Real Arquivo esta sentença, devassa e mais papéis que formaram o processo.
(Autos arquivados na Torre do Tombo, armário 5, maço 7)

Fonte: Blog "FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... " 2010 Nov 29

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Os operários do Natal


Hoje ao sintonizar a "Comercial", acompanhei a apresentação de mais uma caderneta de cromos da autoria de Nuno Markl, dedicada a um album em vinyl, datado de 1978, em que Carlos Mendes, Paulo de Carvalho e Fernando Tordo davam voz a músicas infantis que retratavam os operários do Natal. Os poemas eram de José Carlos Ary dos Santos e Fernando Pessoa e narrativas de Maria Helena d'Eça Leal. Recordo-me que o meu filho, na altura com 5 anos, recebeu do seu padrinho, no Natal de 1978, este album. Confesso que hoje, passados 32 anos, ao escutar tais músicas, me emocionei. Penso que foi o melhor trabalho em termos de canções de Natal para crianças alguma vez feito em Portugal. Obrigado à Comercial pelo momento recordado.
Também vou dar o meu contributo ao mostrá-lo a todos que não o conhecem, bem como aqueles que o conhecem. Basta clicar aqui e deixarem-se deliciar.
Em baixo a letra de uma das canções do album: "Os amigos". Na minha opinião a mais bonita.

Os Amigos

Quem faz o Natal para todos nós? São os amigos
Quem nos dá prazer e dá calor? São os amigos
A quem é que damos a ternura? É aos amigos
A quem é que damos o melhor? É aos amigos


Os amigos são o nosso bolo de Natal
Cada amigo nosso vale mais que um Pai Natal
É um irmão nosso que trabalha no Natal
E com suas mãos faz a diferença do Natal


O dinheiro pouco importa
O que importa é a verdade
E a prenda mais valiosa
É a prenda da amizade


Quem faz das tristezas forças
E das forças alegrias
Constrói à força de Amor
Um Natal todos os dias.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

sábado, 18 de dezembro de 2010

Seres Decentes

Quando cumpria o seu segundo mandato, Ramalho Eanes viu ser-lhe apresentada pelo Governo uma lei especialmente congeminada contra si.
O texto impedia que o vencimento do Chefe do Estado fosse «acumulado com quaisquer pensões de reforma ou de sobrevivência» públicas que viesse a receber. Sem hesitar, o visado promulgou-o, impedindo- se de auferir a aposentação de militar para a qual descontara durante toda a carreira. O desconforto de tamanha injustiça levou-o, mais tarde, a entregar o caso aos tribunais que, há pouco, se pronunciaram a seu favor. Como consequência, foram-lhe disponibilizadas as importâncias não pagas durante catorze anos, com retroactivos, num total de um milhão e trezentos mil euros. Sem de novo hesitar, o beneficiado decidiu, porém, prescindir do benefício, que o não era pois tratava-se do cumprimento de direitos escamoteados - e não aceitou o dinheiro. Num país dobrado à pedincha, ao suborno, à corrupção, ao embuste, à traficância, à ganância, Ramalho Eanes ergueu-se e, altivo, desferiu uma esplendorosa bofetada de luva branca no videirismo, no arranjismo que o imergem, nos imergem por todos os lados. As pessoas de bem logo o olharam empolgadas: o seu gesto era-lhes uma luz de conforto, de ânimo em altura de extrema pungência cívica, de dolorosíssimo abandono social.
Antes dele só Natália Correia havia tido comportamento afim, quando se negou a subscrever um pedido de pensão por mérito intelectual que a secretaria da Cultura (sob a responsabilidade de Pedro Santana Lopes) acordara, ante a difícil situação económica da escritora, atribuir-lhe. «Não, não peço. Se o Estado português entender que a mereço», justificar-se-ia, «agradeço-a e aceito-a. Mas pedi-la, não. Nunca!» O silêncio caído sobre o gesto de Eanes (deveria, pelo seu simbolismo, ter aberto telejornais e primeiras páginas de periódicos) explica-se pela nossa recalcada má consciência que não suporta, de tão hipócrita, o espelho de semelhantes comportamentos. “A política tem de ser feita respeitando uma moral, a moral da responsabilidade e, se possível, a moral da convicção”, dirá. Torna-se indispensável “preservar alguns dos valores de outrora, das utopias de outrora”. Quem o conhece não se surpreende com a sua decisão, pois as questões da honra, da integridade, foram-lhe sempre inamovíveis. Por elas, solitário e inteiro, se empenha, se joga, se acrescenta - acrescentando os outros. “Senti a marginalização e tentei viver”, confidenciará, “fora dela. Reagi como tímido, liderando”. O acto do antigo Presidente(«cujo carácter e probidade sobrelevam a calamidade moral que por aí se tornou comum», como escreveu numa das suas notáveis crónicas Baptista-Bastos) ganha repercussões salvíficas da nossa corrompida, pervertida ética. Com a sua atitude, Eanes (que recusara já o bastão de Marechal) preservou um nível de dignidade decisivo para continuarmos a respeitar-nos, a acreditar-nos - condição imprescindível ao futuro dos que persistem em ser decentes. Seres decentes
Crónica de Fernando Dacosta
Recebido via mail 2010 Dez 18

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Futsal do Concelho

Sábado, 18.12



Campeonato Nacional da 3ª Divisão - Série B - 10ª jornada
18:00 CRI Alhadense 6 AJAB Tabuaço 6
1º Coahemato 27 pontos ... 9º CRI Alhadense 10 pontos



Campeonato Nacional da 3ª Divisão - Série C - 10ª jornada
16:00 S Ereira e Benfica 4 GR Vilaverdense 1
1º S Ereira e Benfica 28 pontos ... 3º GR Vilaverdense 22 pontos



Divisão de Honra Masculina - 12ª jornada
19:00 Quiaios Clube 5 Serpinense 3
20:00 GDCR Miro 2 SBU Alhadense 3

1º CF Santa Clara 32 pontos ... 3º SBU Alhadense 25 pontos 4º Quiaios Clube 19 pontos


1ª Divisão Distrital - 9ª jornada
20:00 Pouca Pena 2
GD Paionense 4
1º CS Figueiró do Campo 19 pontos ... 3º GD Paionense 18 pontos

Divisão de Honra Feminina - 14ª Jornada
18:00 GR Vilaverdense 12 SC Ribeirense 0

18:00 GJ S Tomé 2 Prodeco 1
GR Vilaverdense 36 pontos ... 6º GJ S Tomé 16 pontos

Iniciados- 14ª jornada
16:00 C Domus Nostra 2 GR Vilaverdense 2
1º ADC Vila Verde 34 pontos ... 8º GR Vilaverdense 16 pontos

Infantis - Taça Distrital 1ª eliminatória - 1ª mão
10:00 GR Vilaverdense 9 UPC Chelo 1

Benjamins - 14ª jornada
12:00 GR Vilaverdense 17 AC Montemorense 0
1º CP Miranda do Corvo 34 pontos ... 5º GR Vilaverdense 23 pontos



Domingo, 19.12

Juniores Masculinos - 15ª Jornada
11:00 GR Vilaverdense 5 Lordemão FC 1

1º Académica 42 pontos 2º GR Vilaverdense 36 pontos



quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Sócrates aprovou em segredo uso do espaço aéreo e da base das Lajes

O primeiro-ministro português, José Sócrates, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, autorizaram que o território nacional fosse sobrevoado por aviões norte-americanos com prisioneiros repatriados da prisão de Guantánamo, e a utilização da base aérea dos Açores nestas operações, revela o “El País” na sua página na Internet.
Sempre a afirmarem que é mentira e, afinal... Somos governados por uma "cambada" de aldrabões e troca-tintas.
Fonte " O Público" 2010 Dez 15

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Concerto de Natal no SBU Alhadense


A Sociedade Boa União Alhadense, realiza no próximo Domingo, dia 19 de Dezembro, pelas 16h00, o seu Concerto de Natal, com o seguinte programa:
1ª Parte:
Actuação dos alunos da Escola de Música, Ensemble de Saxofones "Saxbua", Grupo de Clarinetes, Grupo de Flautas e Grupo de Metais.
2ª parte:
Concerto pela Filarmónica da SBU Alhadense

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Sócrates permitiu aos EUA utilizar as Lajes para repatriar presos de Guantánamo

Documentos da WikiLeaks dizem que Sócrates deixou os EUA usar a base das Lajes para repatriar presos. O Governo diz que houve “diligências” para uso da base, mas que voos não se realizaram.
Afinal em que ficamos?

domingo, 12 de dezembro de 2010

Um presépio em Vila Verde


Mantendo uma "teimosa" tradição, o Gamela mostra mais uma vez nesta época festiva, o seu presépio de Natal, cada vez mais "retocado" e "enriquecido". O Moleiro saúda por esta iniciativa, o Gamela bem com todos os que tornaram possível a obra. Esta pode ser visitada junto ao Café "O Gamela", em Vila Verde. Que tal a nossa autarquia considerar a "obra" como uma mais valia para a freguesia e envidar esforços no sentido da mesma ser referenciada pela imprensa falada e escrita. O "Moinho" cumpre a sua missão e dá a conhecer aos quatro cantos do Mundo e publica uma foto do mesmo, bem como um slide de fotos do mesmo.

Assim ... sim


Avenida Beira Rio (ligação Vila Verde-Lares)

Estrada envolvente da Central de Ciclo Combinado de Lares

Rebaixamento do muro da CP, junto à estação de Fontela
As imagens reportam a alguns melhoramentos realizados ou a realizar na nossa Freguesia, nos locais referenciados. Estas obras há muito reclamadas, vêm reforçar a segurança de pessoas e bens. Um bem haja pelas benfeitorias.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Os portugueses têm de se sentir “envergonhados” por existirem pessoas com fome

As palavras são de Cavaco Silva, na apresentação da campanha " Direito à Alimentação".

Alguns portugueses sim senhor presidente, mas não aqueles que ao longo destes longos 36 anos para isso têm contribuído, entre os quais o senhor também está incluído.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Futsal do Concelho

Sábado, 11.12
Campeonato Nacional da 3ª Divisão - Série C - 9ª jornada
18:00 GR Vilaverdense 3 A Granja do Ulmeiro 2
1ª Ereira e Benfica 25 pontos 2º GR Vilaverdense 22 pontos
Divisão de Honra Masculina - 11ª jornada
19:00 Quiaios Clube 2 Prodeco CSC 3
20:00 ASCD Trouxemil 2 SBU Alhadense 2
1º CF Santa Clara 29 pontos ... 3º SBU Alhadense 22 pontos ... 5º Quiaios Clube 16 pontos

1ª Divisão Distrital - 8ª jornada
19:00 GD Paionense 10 Santa Ovaia 5
1º LM Nogueira do Cravo 17 pontos ... 4º GD Paionense 15 pontos



Divisão de Honra Feminina - 13ª Jornada
16:00 Prodeco CSC 0 GR Vilaverdense 3
1º GR Vilaverdense 33 pontos ... 6º CJ S Tomé 13 pontos



Iniciados- 13ª jornada
15:30 GR Vilaverdense 2 Académica 9
1º ADC Vila Verde 31 pontos ... 8º GR Vilaverdense 15 pontos



Infantis - 11ª jornada
11:00 CP Miranda do Corvo 7 GR Vilaverdense 1
1º CP Miranda do Corvo 31 pontos ... 7º GR Vilaverdense 15 pontos

Benjamins - 13ª jornada
12:00 CS Figueiró do Campo 1 GR Vilaverdense 6
1º CP Miranda do Corvo 31 pontos ... 6º GR Vilaverdense 20 pontos

Domingo, 12.12
Juniores Masculinos - 14ª Jornada
11:00 SC Conimbricense 1 GR Vilaverdense 21
1º Académica 39 pontos 2º GR Vilaverdense 33 pontos
Campeonato Nacional da 3ª Divisão - Série B - 9ª jornada
17:00 ACR Vale de Cambra 4 CRI Alhadense 1

1º GDC Cohaemato 24 pontos ... 9º CRI Alhadense 9 pontos

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Teixeira dos Santos é 16.º melhor ministro das Finanças


Resta acrescentar que o 16º lugar de "melhor" ministro das Finanças, foi conseguido num Universo de 19 economias europeias e seus ministros das Finanças. Uma classificação brilhante, sem dúvida. Segundo a teoria da notícia, o último classificado, foi "o 19º melhor ministro da Finanças". :-)

domingo, 5 de dezembro de 2010

Futsal do Concelho

Quarta-Feira 08.12


Taça Distrital Feminina 2ª eliminatória 1ª mão
18:00 GR Vilaverdense 5 CD Ourentã 0


Divisão de Honra 13ª jornada
19:00 SBU Alhadense 5 UPC Chelo 6

1º CF Santa Clara 25 pontos 2º SbUAlhadense 21 pontos (mais um jogo)... 6º Quiaios Clube 16 pontos
Iniciados 12ª jornada
16:00 GSSDCR Miro 4 GR Vilaverdense 2

1º ADC Vila Verde 28 pontos ... 7º GR Vilaverdense 15 pontos
Benjamins 12ª jornada
11:00 GR Vilaverdense 3 ADC Vila Verde 0

1º CP Miranda do Corvo 28 pontos ... 7º GR Vilaverdense 17 pontos

sábado, 4 de dezembro de 2010

A anedota do dia II

Manuel Alegre não se quis pronunciar relativamente à remuneração compensatória para os funcionários públicos que recebem entre 1500 e 2000 euros mensais com que o executivo açoriano pretende minimizar os efeitos das medidas de austeridade impostas pelo Governo da República. No entanto, criticou a posição sobre o mesmo assunto de Cavaco Silva, seu adversário nas presidenciais, que pelo menos teve a coragem que Alegre não teve, isto é ter manifestado a sua opinião sobre o assunto.

A anedota do dia I

Sócrates destaca computador Magalhães na cimeira Ibero-Americana
O primeiro-ministro dedicou parte do seu discurso na sessão plenária da cimeira Ibero-Americana para destacar o sucesso do computador Magalhães na melhoria dos resultados educativos em Portugal.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Curta, mas actual


A avó diz à neta:

- Eu, com a tua idade já trabalhava.

A neta responde:
- Eu, com a tua idade ainda vou estar a trabalhar...
Recebida via mail 2010 Dez 03

O "Anti -. Ciclone" dos Açores

O "Xuxa - Mor" dos Açores, prepara-se para compensar os funcionários públicos regionais, pelo corte nos vencimentos, a partir de 01 de Janeiro de 2011, decretado pelo Governo Central. Afinal nem todos os "xuxas" concordam com o sacrifício, decretado por "el comandante" e sua "pandilha", para ajudar o país a sair da crise. Será que o "castigo" a aplicar ao presidente do governo regional dos Açores vai ser a expulsão do partido, por falta de solidariedade e respeito para com o "el comandante" do continente?
Andam agora os vários partidos a quererem explicações na A.R. Está tudo a saque. Vejam o caso dos dividendos a serem distribuídos ainda em 2010, só para fugir aos impostos, com o governo a deixar de reembolsar mais de 1,5 mil milhões de euros, com a bênção do PS e do PSD. Os do PS que apresentaram declarações de voto, que limpem o "cu" com elas. Ganhem vergonha e votem de acordo com a vossa consciência, se ainda a tiverem. Se não saiam e vão mas é trabalhar.
É mais fácil aumentar os impostos e roubar nos vencimentos dos funcionários públicos. Agora o que não há dúvida é que vale a pena viver nas ilhas. Nem todas as "ordens" da República são cumpridas. Só as que "lhe"interessam. Já estará a preparar as próximas eleições, concerteza.

Futsal do concelho

Sábado, 04.12

Campeonato Nacional da 3ª Divisão - Série B - 8ª jornada
18:00 CRI Alhadense 6 GD Gafanha 3

1º GDC Coheamato 21 pontos ... 9º CRI Alhadense 9 pontos

Campeonato Nacional da 3ª Divisão - Série C - 8ª jornada
17:00 ACD Ladoeiro 10 GR Vilaverdense 3

1º Ereira e Benfica 22 pontos 2º GR Vilaverdense 19 pontos

Divisão de Honra Masculina - 10ª jornada
19:00 SBU Alhadense 2 Quiaios Clube 1

1º CF Santa Clara 28 pontos 2º SBU Alhadense 21 pontos ... 5º Quiaios Clube 16 pontos

1ª Divisão Distrital - 7ª jornada
20:00 LM Nogueira do Cravo 5 GD Paionense 3

1º LM Nogueira do Cravo 16 pontos ... 4ºGD Paionense 12 pontos

Divisão de Honra Feminina - 11ª Jornada
18:00 GR Vilaverdense 5 CJ S Tomé 0

GR Vilaverdense 30 pontos ... 6º CJ S Tomé 13 pontos

Iniciados- 11ª jornada
15:30 GR Vilaverdense 7 SR Santa Ovaia 1

1º ADC Vila Verde 27 pontos ... 6º GR Vilaverdense 15 pontos

Infantis - 10ª jornada
10:00 CS S João 1 GR Vilaverdense 0

1º CP Miranda do Corvo 28 pontos ... 7º GR Vilaverdense 15 pontos

Domingo, 05.12

Juniores Masculinos - 12ª Jornada
11:00 CDEF Norte e Soure 0 GR Vilaverdense 6

1º Académica 33 pontos 2º GR Vilaverdense 30 pontos

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Portugal marca presença em Timor

O personagem que dorme profundamente, durante uma cerimónia oficial, é o excelentíssimo Embaixador !!! de Portugal em Timor. Quem aproveita a ocasião para tirar uma fotografia, é o Presidente da República Ramos-Horta.

Mas que grande representação a nossa, não acham? Que gozo ...