quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Futsal do Concelho

Sábado 03.10
Escolas
10:00 GR Vilaverdense 5 Norte e Soure 2 (jogo treino)
Taça de Portugal (1ª eliminatória)
16:00 CRIA 2 Módicus 7
Supertaça Feminina
Pavilhão Municipal de Mira
17:00 GR Vilaverdense 5 S. Tomé 1
Divisão de Honra Masculina - 2ª jornada
19:00 GR Vilaverdense 5 Miro 2
19:00 CP Alqueidão 3 Bruscos 5
1º Prodeco 6 pontos 2º Bruscos 6 pontos 3º Cernache 4 pontos 4º GR Vilaverdense 4 ponto 5º Oliveira do Hospital 4 pontos 6º Santa Clara 3 pontos 7º Vila Verde 3 pontos 8º Miro 3 pontos 9º Conchada 1 ponto 10º Lagonense 0 pontos 11º CP Alqueidão 0 pontos 12º CP Miranda do Corvo 0 pontos
Domingo 04.10
Infantis
10:30 GR Vilaverdense 10 ADR Louriçal 4 (apresentação da equipa)
Escolas
11:30 GR Vilaverdense 13 ADR Louriçal 0(apresentação da equipa)
Campeonato Distrital de Júniores - Série B - 1ª jornada
11:00 Serpinense 0 GR Vilaverdense 3
1º S. João 3 pontos 2º GR Vilaverdense 3 pontos 3º Académica 3 pontos

terça-feira, 29 de setembro de 2009

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

domingo, 27 de setembro de 2009

GR Vilaverdense apresenta equipa


O G R Vilaverdense apresentou hoje, no seu pavilhão, a sua equipa de júniores de futsal, para esta nova época, tendo recebido no seu pavilhão a equipa da ADR Louriçal. O resultado do encontro cifrou-se num empate a quatro bolas.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Futsal do Concelho

Sábado, 26 de Setembro
Escolas (jogo-treino)
10:00 GR Vilaverdense 7 Matos 4
Júniores (apresentação da equipa do GR Vilaverdense)
11:30 GR Vilaverdense 4 ADR Louriçal 4
Divisão de Honra Masculina -1ª Jornada
19:00 GR Vilaverdense 2 UDR Cernache 2
20:00 CSC Prodeco 8 CP Alqueidão 4
1º Prodeco 3 pontos 2º Bruscos 3 pontos 3º Santa Clara 3 pontos 4º Oliveira do Hospital 3 pontos 5º Miro 3 pontos 6º GR Vilaverdense 1 ponto 7º Cernache 1 ponto 8º Lagonense 0 pontos 9º CP Miranda do Corvo 0 pontos 10º Vila Verde 0 pontos 11º Conchada 0 pontos 12º CP Alqueidão 0 pontos

Sua Alteza Real (???) Duque de Bragança

De "pretendente à coroa" para Sua Alteza Real. Vai lá vai....

Centro Escolar de Vila Verde vai ser inaugurado...


Com um pouco de boa vontade, ainda faziam a inauguração no dia das eleições ;-).

domingo, 20 de setembro de 2009

GR Vilaverdense apresenta equipa


O GR Vilaverdense apresentou hoje a sua equipa sénior de futsal, para a época de 2009/10, num partida em que defrontou, no seu Pavilhão, a equipa da A.Granja do Ulmeiro.
A primeira parte do encontro terminou com um empate (1-1), resultado que traduzia o equilíbrio que até então se verificava. A segunda parte mostrou um Vilaverdense francamente superior reflectido no resultado final do encontro (5-2) a seu favor. Pelo que foi dado observar a equipa do Vilaverdense apresentou argumentos para encarar com algum optimismo o campeonato que aí se avizinha. Quanto à equipa da Granja do Ulmeiro, esperava-se da sua um pouco mais, até porque vai disputar outro campeonato (3ª divisão), onde terá certamente que apresentar melhores argumentos. Sábado começa a Divisão de Honra da AFC, com o GR Vilaverdense a receber no seu reduto a sempre difícil equipa do Cernache.
(Actualização)
Elementos que compõem a equipa para a nova época, conforme foto:
Em cima da esquerda para a direita - José Carriço (treinador), José Marques (treinador adjunto), Fábio Martins, Filipe Ladeiro (gr) Tiago Cardoso, Fábio Silva, Rui Mota, Paulo Costa, Gonçalo Pelicano, Bruno Duarte (gr), João Mendes (Massagista), João Ladeiro (treinador adjunto), Pedro Costa (delegado);
Em baixo, pela mesma ordem - Rafael, João Barraca, Ricardo Carvalho, Ricardo Silveirinha, Hugo Esteves.

GR Vilaverdense homenageia Paulo Sérgio


Hoje, antes da apresentação da sua equipa sénior de futsal, o GR Vilaverdense homenageou Paulo Sérgio, que pôs um ponto final na sua carreira desportiva. Festa simples mas bem merecida esta que o GRV proporcionou ao seu ex-atleta, que o serviu cerca de 20 anos.

SBU Alhadense apresenta equipa


O SBU Alhadense apresentou ontem a sua equipa de futsal para a época de 2009/10, num partida em que defrontou a União de Leiria, no Pavilhão do Carvalhal.
Assistiu-se a um bom jogo de Futsal entre duas equipas com realidades diferentes, uma na 1ª Divisão Distrital da AFC e outra na 3ª Divisão Nacional, apostada em subir à 2ª Divisão Nacional. A equipa da SBU Alhadensedeu excelente réplica e apenas claudicou nos minutos finais do jogo em que veio ao de cima a maior experiência da equipa de Leiria.O jogo foi equilibrado e teve momentos de grande emoção motivados pela excelente réplica dada pelos jogadores Alhadenses. O resultado final foi 4-2 a favor do União de Leiria, que ao intervalo perdia por 2-0.
Fernando Gonçalves, presidente do SBU Alhadense, traçou os objectivos da sua equipa para a nova época: fazer um campeonato tranquilo e regressar à Divisão de Honra.
Esta a equipa do SBU Alhadense que vai "atacar" a 1ª Distrital, com os olhos postos na Divisão de Honra:
Futsalistas:
Nuno Esteves, Luís Gonçalves, Ricardo Freitas, André Peneda, Luís Ramos, Diogo Lapão, João Maia, Paulo Lourenço, Álvaro Paz, Pedro Peneda (GR), Luís Santos, Paulo Matos (GR), Nuno Figueiredo (GR), Mário Fernandes, Diogo Freitas.
Treinadores: Lopes da Silva, Paulo Freitas, Carlos Oliveira.

Figueira 100%


Enviado ao "Moinho" via mail.

Vão indo que eu não vou por ai.

Vão sem mim, que eu vou lá ter. Fabuloso...

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Autarquias 2009

O Moinho inicia hoje uma sondagem pelos seus leitores, pretendendo a sua opinião sobre quem irá ocupar o cargo de presidente da Junta de Freguesia de Vila Verde, após as eleições de 11 de Outubro. Apela-se à participação de todos, dando o seu voto ao candidato ou candidata da sua preferência, até ao dia 8 de Outubro às 12h00.

Novo Polidesportivo de Vila Verde, inaugurado

O senhor Presidente da Câmara Municipal de Figueira da Foz, Eng. Duarte Silva, inaugurou hoje, o Polidesportivo de Vila Verde e Parque Infantil, situados na Quinta das Recolhidas. Tomaram também parte na cerimónia, a vereadora da Educação e Cultura da CMFF, Dra. Teresa Machado, além de João Carronda, presidente da Junta de Freguesia de Vila Verde, Eng. Ferreira da Costa e outros representantes da EDP.
Finalmente se fez luz de uma promessa antiga do Eng. Duarte Silva. E como de luz se falou, à persistência da JFVV, respondeu a EDP, com a sua bênção. Em boa hora a CMFF e a JFVV pensaram no aproveitamento daquele espaço. Só agora tal foi possível, como foi frisado graças à colaboração da EDP, que patrocinou toda a obra.
Nunca é demais realçar os diversos apoios que por parte daquela empresa, têm chegado à nossa Freguesia. Outros parecem estar ainda para vir. Um exemplo que deveria ser seguido por outras empresas e estruturas cá sediadas. O período em que se discutia o estudo do impacto ambiental da Central de Ciclo Combinado de Lares, coincidiu com o período em que pertenci ao Executivo da JFVV. Tomei parte nalgumas reuniões, com responsáveis da EDP. Na altura constatei a sua disponibilidade para os mais diversos apoios na nossa Freguesia. Apoios que estão de facto a serem cumpridos. Um bem haja para eles.

Durante a cerimónia de inauguração, foi celebrado um protocolo de entrega da obra por parte da EDP à CMFF. Simbolicamente, o presidente da CMFF, entregou as respectivas chaves a João Carronda, presidente da JFVV. Que os jovens de Vila Verde, saibam entender a verdadeira dimensão da obra, que a utilizem e saibam preservar.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Futsal do G.R.Vilaverdense


Dias das Ondas

A Comissão SOS Cabedelo promove dia 19 (sábado) o "Dia das Ondas".Com esta iniciaitiva pretende-se alertar a comunidade para o desaparecimento da mítica "onda do Cabedelo" e pela morte da onda do Cabedelinho.O programa é vasto, destacando-se as aulas gratuitas de surf, bodyboard e kayak, a partir das 10h00, bem como a realização do maior logótipo humano no mar.
Mais informação aqui

Quebrar o gelo

No hóquei sobre o gelo, o contacto físico é intenso e, por vezes, violento. Em cima dos patins, um jogador passa boa parte do jogo a 32 km/h. Por vezes, o ambiente aquece, em contraste com a temperatura do gelo por baixo dos pés...

domingo, 13 de setembro de 2009

Central de ciclo combinado de Lares já produz electricidade

A central de ciclo combinado da EDP, em Lares, freguesia de Vila Verde, já se encontra a produzir electricidade, tendo o primeiro grupo entrado em produção em Agosto e o segundo grupo no início deste mês. A central é constituída por dois grupos de 431 MW cada e a sua produção anual de electricidade estima-se em 4.000 GWh, sendo o seu combustível principal o gás natural. Lares é assim a primeira das centrais de ciclo combinado licenciadas em 2006 a entrar em operação. A obra que teve início em Junho de 2007, implicou um investimento de cerca de 400 milhões de euros e teve o envolvimento de cerca de 250 empresas (das quais 31% da região da Figueira da Foz e de Coimbra) e criou cerca de 1.000 postos de trabalho directos. Durante todo o processo de construção, a EDP interagiu com a comunidade local, realizando reuniões mensais e promovendo várias visitas às obras de forma a que toda a população acompanhasse o processo de instalação da central. Ao construir esta central, "a EDP contribui para o reforço de segurança do sistema eléctrico do país. As unidades de ciclo combinado, complementam as fontes de produção renováveis, respondendo a picos de consumo com menores impactes ambientais do que outras tecnologias térmicas", explica fonte da empresa. A entrada em funcionamento desta unidade contribui assim para a redução de emissões do parque electroprodutor. O grupo tem como objectivo atingir 2012 com mais de 2/3 da sua produção livre de emissões de CO2. A EDP tem actualmente quatro centrais a ciclo combinado em operação: Ribatejo e Lares em Portugal e Castejon e Soto de Ribera em Espanha totalizando 3267 MW. As centrais de ciclo combinado representam 13% da capacidade instalada e 16% de energia produzida pelo grupo empresarial.
Fonte "O Figueirense" (2009 Set 11)

GR Vilaverdense apresenta equipa

O GR Vilaverdense apresentou a sua equipa de futsal feminino para esta nova época. O jogo de apresentação, contou com a presença da equipa da AF Setúbal, CDR Bairro do Liceu. Venceu o GR Vilaverdense por 2-0.


Equipa do GR Vilaverdense 2009/10

GR Vilaverdense homenageia Rita Serra

Ao fim de oito anos ao serviço do GR Vilaverdense, Rita Serra pôs um ponto final na sua brilhante carreira. Tal facto não passou despercebido ao seu clube, que lhe prestou uma sentida e merecida homenagem, durante a cerimónia de imposição de faixas às suas campeãs de 2008/09.
Pelo exemplo e postura que sempre mostrou, quer dentro das quatro linhas, quer fora delas, é bem merecedora a Rita da nossa admiração. Agradeceu a Rita, com a simplicidade que a caracteriza, a todos aqueles que tornaram possível esta sua carreira.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Benfica, o nono maior clube do século XX

Que me perdoem os leitores que não são "lampiões", mas esta eu tinha que publicar:




O Benfica é o nono maior clube do Século XX na Europa, de acordo com uma tabela baseada em resultados nas taças europeias hoje publicada pela Federação Internacional da História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).

Numa classificação que contabiliza os resultados entre 1901 e 2000, o Benfica totaliza 299,00 pontos, contra 563,50 do clube do Século XX, o Real Madrid, 466,00 da Juventus, segunda, e 458,00 do FC Barcelona, terceiro.

Para a tabela contam os resultados na Taça e Liga dos Campeões (oito por vitória e quatro por empate), Taça das Feiras e Taça UEFA (seis e três), Taça das Taças (cinco e 2,5), Taça Mitropa (quatro e dois), Taça Latina (quatro e dois) e Supertaça Europeia (6,5 e 3,25).


Classificação:

1º Real Madrid, Esp 563,50 pontos
Juventus, Ita 466,00
3º FC Barcelona, Esp 458,00
AC Milan, Ita 399,75
Bayern Munique, Ale 399,00
Inter de Milão, Ita 362,00
Ajax, Hol 332,75
8º Liverpool, Ing 300,25
Benfica, Por 299,00
10 Anderlecht, Bel 231,00
(...)
29º FC Porto, Por 115,00
47º Sporting, Por 68,00
110º Vitória de Setúbal, Por 21,00
Fonte "O Público" (2009 Set 10)

terça-feira, 8 de setembro de 2009

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A maternidade do Hospital Distrital da Figueira da Foz

Agora que já começou a campanha e porque a memória é curta e já que se fala tanto em tanta coisa,umas importantes outras nem tanto, talvez fosse bom o visionamento do vídeo abaixo da ex maternidade do HDFF, realizado antes de esta ser fechada e que tantos e tão bons serviços de proximidade proporcionou a mães e filhos. Seria importante que o maior nº de pessoas pudesse ver e considerar se o que fizeram em nome da racionalização e gestão de recursos foi realmente assim tão bem feito ou se as pessoas são ou não o mais importante.

O vídeo é da autoria de José Carlos Monteiro e está disponível no canal de jcmonteiroaud ( maternidade 1). O "Moinho" agradece ao José Carlos a oportunidade concedida para a publicação do mesmo.

Ulisses Morais out



Pois foi. Os sucessivos maus resultados no campeonato da 1ª Liga, da equipa da Associação Naval 1º de Maio, bem como o empate caseiro para a taça da Liga, perante o Santa Clara (1-1), terão levado o presidente Aprígio Santos a despedir Ulisses Morais, do comando técnico, ficando agora este provisoriamente a cargo de Fernando Mira, até que um novo técnico seja encontrado.Esperamos uma boa escolha, para o bem da Naval e da Figueira da Foz.

Futsal do Concelho

Iniciou-se no passado dia 01 de Setembro a época oficial de 2009/10. Em relação à época passada saúda-se, no nosso concelho, o aparecimento da equipa do Quiaios Clube e lamenta-se o abandono do CRI Alhadense e do Cova Gala, no sector feminino. Os sorteios das diversas provas já foi efectuado e já se encontra devidamente calendarizado. Assim:
Divisão de Honra Masculina
1ª jornada 26/09
GR Vilaverdense _ UD Cernache
Prodeco_ CP Alqueidão
1ª Divisão Distrital
1ª jornada 10/10
Pouca Pena _Quiaios Clube
Folga SBU Alhadense
Taça Distrital Masculina
1ª Eliminatória a duas mãos (07/11 e 08/12)
GR Vilaverdense _ Carapinheirense
Quiaios Clube _ CP Miranda
SBU Alhadense _ Espinhal
Isento _ CP Alqueidão
Divisão de Honra Feminina
1ª jornada 10/10
Espinhal _ GR Vilaverdense
Figueiró do Campo - CJS Tomé
Supertaça Feminina
03/10
GR Vilaverdense _ CJS Tomé
Júniores
1ª jornada 04/10
Serpinense _ GR Vilaverdense
Taça Distrital
1ª eliminatória a duas mãos (21/10 e 11/11)
GR Vilaverdense _ Lordemão
Infantis
1ª jormana 10/10
Desconhecido
Taça Distrital
1ª eliminatória a duas mãos (01/12 e 08/12)
CS João _ GR Vilaverdense
Escolas
1ª jornada 17/10
Vila Verde _ GR Vilaverdense
Taça Distrital
1ª eliminatória a duas mãos (21/11 e 12/12)
U Coimbra _ GR Vilaverdense

Sócrates vs Sócrates

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Caso Freeport, uma novela ao eslilo das pilhas Duracell

Mais uma tentativa de cambalhota no caso Freeport, com um dos arguidos do caso Freeport a accionar um mecanismo legal que pode parar o processo.
Carlos Guerra , antigo presidente do Instituto da Conservação da Natureza, põe em causa a conduta dos magistrados do caso, Vítor Magalhães e Paes de Faria e pretende que sejam investigados por suspeita de violação de segredo de justiça.
Esta "incidente de suspeição" levantado por Carlos Guerra ficará a cargo do Conselho Superior do Ministério Público e a denuncia criminal será apresentada no Tribunal da Relação de Lisboa. Não deixa de ser curioso agora que novos desenvolvimentos do caso foram prometidos, começarem a aparecer novos entraves.
Atraso, seguido de atraso, até à prescrição total do processo. Um filme já visto noutras situações com outros actores. O costume. Um país com um sistema de justiça assim, há-de ser sempre um país à deriva. Ainda ontem na posse de novos juízes, lhes foi pedido mais "humanidade para as pena a aplicar". Só podia ser a brincar...

Gonçalo Gorda o salvador de vidas

"Nasci para salvar vidas"
O ditado diz que "filho de peixe sabe nadar", mas de Gonçalo Gorda bem se pode dizer que filho de pescador sabe salvar. O jovem, de 27 anos, natural de Buarcos, foi distinguido pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) por ter sido o socorrista que mais vidas salvou em 2008, retirando do mar 20 banhistas. Este ano já fez 12 salvamentos.
A humildade com que se refere à distinção do ISN contrasta com a determinação com que avança para o mar quando alguém fica em perigo. "Nasci para salvar vidas. Mas é para isso que aqui ando", diz Gonçalo Gorda, durante mais uma operação de vigilância pelos 30 quilómetros de praias da Figueira da Foz.
Filho de pescador, diz "não poder tratar o mar por tu", mas nunca se amedronta de cada vez que tem de o enfrentar. O socorrista reconhece que já correu "risco de vida", mas esquece o perigo sempre que resgata pessoas. "Há banhistas que arriscam muito e outros que são surpreendidos pelos caprichos e força do mar", justifica Gonçalo, adiantando que o sucesso do seu trabalho "se deve muito" ao apoio da Capitania da Figueira da Foz.
Para o vigilante, cada salvamento tem um "sabor especial" – em nove anos de missão já foram mais de 100 –, mas não esquece as quatro crianças inglesas, entre os 6 e os 7 anos, que resgatou no ano passado: "A última já estava no fundo do mar. Salvei-a por segundos.
Fonte "Correio da Manhã"

A Frase

"Só um idiota acredita que a Prisa suspendeu o Jornal Nacional 'por razões económicas relacionadas com uma reestruturação em curso'. Uma 'reestruturação em curso' não suspende programas na véspera."
Pedro Santos Guerreiro, "Jornal de Negócios", 4-9-2009

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Recebeu 27 mil euros a mais da CML e já não tem de os devolver

Um alto funcionário da Câmara de Lisboa, até Janeiro director de recursos humanos do município, recebeu 27.500 euros de salários a mais, mas já não tem de os repor, porque a autarquia deixou passar os prazos de devolução.
Mas, não há responsáveis a quem pedir responsabilidades ou a culpa, como quase sempre, vai morrer solteira ...
Leia aqui quem foi o feliz contemplado e os seus bons relacionamentos e o sacrifício feito pela pessoa encarregada de solicitar a devolução da verba em causa. Tudo gente fina ;-).

Governo aprovou hoje suspensão do PDM que a Câmara de Lisboa discutiu ontem

Poucas vezes a pressa terá sido tanta, ou a eficácia da máquina governamental tão grande: O Conselho de Ministros aprovou hoje a suspensão parcial do Plano Director Municipal (PDM) de Lisboa, pouco mais de 12 horas depois de a Câmara ter aprovado uma proposta em que se compromete a emitir um parecer sem o qual o Governo não poderia tomar a decisão que tomou.
Instado a pronunciar-se sobre a rapidez da emissão de tal parecer, Sá Fernandes, vereador do BE e futuro vereador do PS, disse "não me pareceu anormal" ;=).
Os gabinetes de decisão destas questões até são tão pertinho uns dos outros, e falam todos a "mesma língua", que eu até acho que deve ter sido tudo muito normal :=).

Morreu Maria Clara

A cantora Maria Clara morreu, terça feira, dia 01 de Setembro, aos 85 anos de idade. Por sua vontade expressa, o funeral, realizado ontem no Porto, teve carácter restrito.

Maria Clara era natural de Lisboa, mas esteve sempre associada à cidade do Porto, onde se radicou desde cedo.
Começou no teatro, deu nas vistas na opereta, mas foi como intérpetre da canção ligeira que se destacou nos tempos áureos da rádio. Foi, nas décadas de 40 e 50, uma das mais populares cançonetistas do elenco da Emissora Nacional.
Entre os maiores êxitos de Maria Clara está o tema "Figueira da Foz".
Publicado por JML em "O que eu penso" (2009 Set 02)

O novo lápis azul, ou será rosa

A suspensão do Jornal de 6ª da TVI e a demissão da Direcção de Informação da mesma estação, tratou-se de um verdadeiro atentado à liberdade de informação e não pode deixar ninguém indiferente. Foi certamente a melhor notícia que José Sócrates recebeu nos últimos dias, depois de não aceitar debates eleitorais televisivos nos estúdios de tal canal. Manuela Moura Guedes que iria reaparecer amanhã, disse que tinha preparado uma nova peça sobre o caso Freeport, devidamente documentada. Aqui há gato escondido com rabo de fora. Então na véspera do seu reaparecimento é que tomam esta decisão.
Depois de "correrem com José Eduardo Moniz, foi a vez de fazerem o mesmo a sua esposa. A "limpeza" há muito reclamada, na TVI, por alguns, acabou agora por ser concretizada com a ajuda de amigos seus da área do PSOE. Afinal os interesses da política nacional extravasa as nossas fronteiras.
Num regime que "intitulam de democrático", tomam-se atitudes como esta, num período pré-eleitoral, o que é significativo, à boa maneira Salazarista. Muito se estranha o silêncio em relação este ataque por alguns dos ditos "defensores da liberdade".
E Manuela: se tem a peça pronta faça-a publicar, pois todos temos o direito de a ela ter acesso, a bem da verdade e da liberdade, mas cuidado há sempre uma probabilidade de se suspender ou "correr" com mais alguém ;-).
Ler algumas das reacções aqui.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

É preciso ter azar :-)

No sítio certo à hora certa, ou a oportunidade do disparo de uma câmara. Já o mesmo não dirá o atleta ...
Enviado ao Moinho, via mail ( 2009 Set 02 )

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Médicos a menos

O fecho de maternidades e de Urgências nos hospitais e centros de saúde, a introdução das taxas moderadoras para internamentos e cirurgias, a falta de médico de família para milhares de portugueses, listas de espera prolongadas para cirurgias e primeiras consultas, a entrada dos privados na gestão dos hospitais e a derrapagem da despesa na área do medicamento – são vastas as críticas às reformas na Saúde nos últimos quatro anos.
Mas, apesar das críticas de profissionais e utentes, e de os números comprovarem que os hospitais públicos com gestão empresarial aumentaram o prejuízo, o Governo continua a garantir que os serviços públicos "são melhores do que os privados", como disse ontem a ministra Ana Jorge.
Mas não é este SNS que josé Sócrates diz continuar a defender?

Foi há 70 anos

No dia 1 de Setembro de 1939, há 70 anos, as tropas alemãs invadiam a Polónia, dando começo à II Guerra Mundial. No fim, em 1945, o balanço era o mais mortífero de todas as guerras: 70 milhões de mortos, mais de 50 milhões que a anterior. E, ainda mais do que os números brutos, este dado: 60% dos mortos foram civis, contra os 5% da I Guerra Mundial. Ter acabado com uma arma nova e total, a bomba atómica, tão terrível que nunca mais foi usada, coloca a II Guerra Mundial no patamar de absurdo que é definitivamente o seu.
Hoje, em Dantzig (a cidade báltica que serviu de pretexto à invasão há 70 anos), haverá uma cerimónia presidida pelo Presidente polaco, Lech Kaczynski, na presença de Angela Merkel, Berlusconi e Putin. Aparentemente, o representante da vítima, com a do atacante, mais o seu aliado (italiano) e o seu cúmplice (russo). Na verdade, com os representantes dos vencedores, porque tendo acabado como acabou, ganhámos todos na II Guerra Mundial.

Mário Soares: “A grande crise ainda não passou”

O antigo Presidente da República Mário Soares considera que algumas pessoas gostavam que a crise já tivesse passado para “continuarem nas mesmas posições” e lembrou que a grande crise “ainda não passou”.
Esta agora não percebi. Será que no lugar de posições quis dizer "taxos" ;-).

Superdragão libertado mas proibido de ir a jogos do F. C. Porto

Um adepto do F. C. Porto detido no sábado pela GNR, presumível autor de agressões a uma funcionária da área de serviço de Aveiro, foi libertado pelo juiz, mas está proibido de acompanhar a claque Super Dragões.
Um castigo exemplar a do senhor juiz, digo eu :-). Esta sua nobre decisão, coloca-o quase ao nível do prevaricador, ou ainda a um nível mais baixo.