quinta-feira, 30 de julho de 2009

A Liga Portuguesa de Futebol, já é mais estrangeira do que nacional

55% dos futebolistas a actuar na I Liga em 2008/09 eram estrangeiros. Sindicato dos Jogadores alerta para a descaracterização da selecção.
Na época passada, 55% dos jogadores que actuaram na Liga eram estrangeiros, ou seja, em 223 inscritos, apenas cem eram portugueses. Já na Liga de Honra, a aposta é mais nacional, com 68% (152 contra 71 estrangeiros), dados de um estudo realizado pelo Sindicato e que será hoje apresentado. Porém, também começa a preocupar aquilo que Evangelista apelida de "desvalorização do jogador português".
"Há dois factores para esta tendência. Um é a necessidade do resultado desportivo imediato, ou seja, os clubes vão buscar o jogador que dizem ser melhor. Depois acontecem casos como contratarem dez, para em Janeiro os dispensarem e irem buscar mais dez. Outro factor é o económico, algo estranho quando se fala da exigência salarial. Dizem que os jogadores portugueses são caros, o que não se compreende", explicou Joaquim Evangelista.
Fonte "DN" 2009 Jul 30

"Tesouro" dá à costa em Buarcos

Seria uma arca com um tesouro? Um fardo de droga? Ou algo mais estranho?
Durante horas, ontem, quarta-feira, centenas de populares não arredaram pé da praia da Tamargueira, em Buarcos.
Queriam saber o que era o objecto que havia sido encontrado à deriva no mar. Todo coberto de percebes e outras bichezas marinhas, a enorme caixa dava largas à imaginação.
Afinal, era apenas um antigo pontão de marina que se encontrava há vários anos à deriva no mar.
Ao longo de três horas juntou-se ali no areal mais gente do que a que se pode ver nos jogos de futebol, e outros, do concelho. Teve mais assistência do que muitos dos eventos e espectáculos que vão acontecendo. Com humor, houve até quem dissesse, no local, que esta "aventura" fazia parte do programa de animação projectado pela Figueira Grande Turismo.
Afinal de contas, "a Figueira não pára! A animação é uma constante", dizia alguém bem conhecido dos figueirenses.
Duarte Silva e Miguel Almeida também foram ver o "tesouro".
Enviado via mail ao "Moinho" por JML 2009 Jul 30

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Paulo Campos foi o autor do convite a Joana Amaral Dias

Foi Paulo Campos, o actual secretário de Estado das Obras Públicas, quem tentou convencer Joana Amaral Dias, do Bloco de Esquerda, a integrar a lista de candidatos do PS às próximas legislativas.
Amigo de Joana Amaral Dias há vários anos, Paulo Campos foi convidado pelo presidente da Federação Distrital de Coimbra do PS, Vítor Baptista, a ocupar o terceiro lugar na lista socialista deste distrito. Mas decidiu recusar esse convite e telefonou a Joana Amaral Dias para saber se ela estaria interessada no lugar.
A bloquista Joana Amaral Dias, que se havia aproximado do PS quando aceitou ser mandatária da Juventude da última candidatura presidencial de Mário Soares, acabou por declinar o convite de Paulo Campos e, na sexta-feira passada, comunicou essa decisão ao dirigente máximo do Bloco de Esquerda, Franscisco Louçã.
Joana Amaral Dias também terá dito a Louçã que, além do segundo lugar na lista de Coimbra, ter-lhe-ia sido oferecido um cargo de dirigente no Instituto da Droga e da Toxicodependência. Segundo a mesma fonte do Bloco, Joana Amaral Dias nunca referiu a Louçã quem lhe tinha oferecido os lugares de deputada e no IDT.
Fonte "JN" 2009 Jul 29
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O que disse José Sócrates de Francisco Louçã:
“O que lamento é que um líder político utilize uma falsidade para atacar outro, ainda por cima, insinuando que andamos a traficar influências”,
“Utilizar mentiras e usar inverdades para atacar um líder político é uma coisa que não se deve fazer”.
Há alguém que agora deve estar a engolir em seco e com as orelhas a arder. Afinal quem é que vai ter que pedir desculpas a quem? Mas tudo foi feito em nome da transparência ...

terça-feira, 28 de julho de 2009

Despedimento "antecipado" para docentes

O Grupo GPS Educação e Formação, com mais de 20 escolas, exige aos professores cartas de despedimento no início de cada ano lectivo. Docentes falam de um 'polvo' de ilegalidades e terror.
A 31 de Agosto, muitos serão os professores das mais de 20 escolas e colégios do Grupo GPS Educação e Formação, com sede no Louriçal, concelho de Pombal, que poderão cessar o contrato. Não por serem dispensados, mas porque os próprios foram obrigados a assinar uma carta de despedimento no início do ano lectivo, ao mesmo tempo que assinavam ou renovavam contrato, mesmo quando já lá leccionam há anos suficientes para fazerem parte dos quadros das escolas.
António José Calvete, director do Grupo GPS, nega as acusações, mas a Polícia Judiciária confirma investigações - não directamente relacionadas com os referidos contratos com docentes - de alegadas irregularidades relacionadas com os crimes de fraude e desvio de subsídios. O Sindicato de Professores da Região Centro (SPRC) confirma denúncias, mas por medo de represálias e de perder o emprego, ano a ano, os professores não dão oficialmente a cara nem deixam que o gabinete jurídico actue.
O JN recolheu relatos individuais de professores, sob anonimato por medo represálias. "Existe de tudo. Casos em que os docentes são contratados para uma escola e ao fim de três anos ou aceitam ir para outra ou são despedidos para não passarem aos quadros. A vaga é logo ocupada por outro docente, normalmente numa manobra que permite ao grupo não contratar novo professor para aquele estabelecimento de ensino, mas sim com um que venha transferido de outro, para assim contornarem a lei", salientam os professores.
Os que aceitam ir leccionar para outro local (e que são a esmagadora maioria), assinam novo contrato, onde são confrontados com uma carta, "que temos de assinar no gabinete do director de cada escola e da qual não temos direito a cópia (em muitos casos também não lhes é entregue a cópia do próprio contrato ou contractos, dado que há casos em que assinam mais do que um), em como rescindem o contrato no final do ano lectivo", salientam.
Existem ainda casos de docentes que, cientes da garantia do seu posto de trabalho, quando se apresentavam ao serviço vindos de férias, é que tomam conhecimento de que foram dispensados, sem qualquer aviso prévio. Escolas adquiridas pelo Grupo, onde todo o corpo docente, já estável, é deposto e são admitidos novos professores com contratos precários. Dispensas colectivas de professores com horários nocturnos, apenas comunicadas oralmente.
Depois há o caso de docentes que chegam a trabalhar entre 50 a 60 horas semanais, exceptuando todo o trabalho de preparação de aulas, elaboração de planos, testes, correcções, pesquisas, entre outros.
Fonte "JN" 2007 Jul 27

Hospital de Santa Maria

Chamada anónima diz que houve sabotagem na substância injectada.
"No sábado passado foi recebido um telefonema anónimo no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, que indicava que, juntamente com o fármaco Avastin que deveria ter sido injectado nos seis doentes operados há dez dias, foi colocada outra substância, tóxica para os olhos. Essa, segundo a teoria avançada na chamada, teria sido a causa da perda de visão dos seis pacientes que continuam internados na unidade hospitalar".
Fonte "O Público" 2009 Jul 28
A exempo de outras situações, com que somos confrontados no dia a dia, parece-me que alguém já está a "sacudir a água do capote" e que a "culpa mais uma vez vai morrer solteira..."

O silêncio de Joana Amaral Dias

A polémica estalou devido a um hipotético convite do Partido Socialista a Joana Amaral Dias, do Bloco de Esquerda, para que esta fosse a número dois do partido em Coimbra nas listas de deputados, em troca de um lugar num instituto público (IDT). Entre as duas partes já houve duras trocas de acusações, suspeitas e sucessivos desmentidos, da parte de José Sócrates, Francisco Louçã, Victor Batista, etc. Só ainda não se fez ouvir a voz de Joana Amaral Dias. Não me admiraria nada que o convite lhe tenha sido formulado, até porque foi mandatária de Mário Soares, candidato presidencial do PS e portanto não tão afastada deste como à primeira vista possa parecer, agora sobre o resto, não me pronuncio, porque o caso é muito grave: se o que o Bloco de Esquerda tornou público é verdade, estaremos em presença de um caso de tráfico de influências e que deverá de ser investigado. Caso contrário, as acusações de Francisco Louçã são abusivas, ofensivas e visam claros objectivos políticos.
Está na hora de Joana Amaral Dias falar e dizer quem afinal tem razão. Mas porque ainda não terá tomado a iniciativa de o fazer como seria politicamente correcto?

Falta vigilância em praia da Cova Gala

Uma das praias mais frequentadas da Cova Gala, Figueira da Foz, não é vigiada. São os nadadores-salvadores da praia do lado que vão vendo se há problemas. A falta de concessão faz com que vigilância não seja obrigatória.
A praia, situada entre o Molhe Sul e o Parque de Campismo da Orbitur, foi apetrechada com novos acessos recentemente (passagens de madeira), levando a que mais pessoas a visitassem durante a época balnear, com especial incidência ao fim-de-semana. A morfologia da praia (bem como de outras da zona) tem-se alterado devido à erosão provocada pelas obras de ampliação do Porto da Figueira da Foz.
Fonte da Polícia Marítima da Figueira da Foz reconhece que só há poucos dias a praia em questão tem sido vigiada, mas adverte para o facto de esta não ser concessionada e, como tal, sem obrigação de vigilância. "Há que haver também uma responsabilidade do banhista, para procurar praias concessionadas".
Já o presidente da Federação Portuguesa de Nadadores - Salvadores, Alexandre Tadeia, lamenta que a lei só obrigue a que haja vigilância em espaços concessionados. "Infelizmente, há muitas praias sem vigilância. O Estado garante a segurança do cidadão português em todo o lado menos na praia", acusa.
Fonte "JN" 2009 Jul 28

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Coreografia num casamento constitui grande êxito no Youtube

O casamento de Kevin e Jill Peterson tornou-se num verdadeiro sucesso: É que no início da cerimónia, o casal, os padrinhos e as damas de honor surpreenderam os restantes convidados com uma animada coreografia, ao som de "Forever", de Chris Brown.

A noiva,Jill Peterson, idealizou a coreografia como uma forma de "expressar e partilhar a alegria" que sentia por se casar. A dança foi ensaiada apenas uma vez antes da cerimónia. Tirando os participantes na coreografia, mais ninguém sabia como a entrada na igreja seria feita. E o resultado é o que podem ver. Mais de 6 milhões de visitas e mais de 48.000 comentários, só no Youtube. É obra. Se a moda pega ...

domingo, 26 de julho de 2009

Salão de Chá no G.R.Vilaverdense

Salão de Chá, foi o tema escolhido este ano pelo GRVilaverdense, para a sua 10ª Exposição de Bordados. O evento foi aberto ao público no passado dia 24 de Julho e contou com a presença do senhor presidente da CMFF, Eng. Duarte Silva. Marcaram também presença dos vereadores José Elísio e Teresa Machado,Joaquim Barraca da AM, Azenha Gomes da Associação de Colectividades do Concelho da Figueira da Foz, professora Maria Oliveira e alunas, dirigentes e associados do GRV. O espaço onde decorre a exposição encontra-se superiormente decorado e procura recrear um tradicional Salão de Chá e o mesmo mereceu os mais rasgados elogios dos visitantes. No Salão de Chá, podem ser apreciados inúmeros trabalhos efectuados pelas 25 alunas da classe de bordados, superiormente "acompanhadas" pela professora Maria de Oliveira.
O "Moinho", felicita todos os que tornaram possível esta iniciativa. Para a professora Maria vai a homenagem do "Moleiro", pela dedicação e empenho que continua a pôr ao serviço das artes ao longo de tantos e tantos anos, primeiro com as mais e agora com as menos "novinhas" :=).



Bordado em exposição e executado pela professora Maria. Pelo significado que encerra para a mesma, tomo a liberdade de o evidenciar neste espaço.


João Costa, atirador figueirense, é novamente notícia

Depois da vitória na pistola livre a 50 metros e da medalha de bronze por equipas na mesma disciplina, o atirador figueirense da Associação Naval 1.º de Maio voltou a brilhar no Campeonato da Europeu de tiro, a decorrer na cidade croata de Osijek, arrecando a sua terceira medalha no evento, na prova de pistola de grosso calibre a 25 metros,
O atirador luso fez um total de 585 pontos, ficando atrás do frânces Franck Dumoulin (586) e do campeão Alexei Klimov (594 pontos), com o russo a igualar o recorde da Europa e do Mundo.

sábado, 25 de julho de 2009

Padre Matos vai ser homenageado

Pela passagem dos 50 anos de ordem sacerdotal, vão as Comunidades das Freguesia de Vila Verde, Tavarede e Brenha, homenagear o seu pároco Padre Matos. O "Moinho" associa-se a esta homenagem, mais que justa a um Homem que, pelo seu legado, a elas ficará ligado.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Futsal do G.R.Vilaverdense

Com o aproximar da abertura da nova época "futsalista", o "Moinho" deixa aqui algumas pistas em relação às equipas do G.R.Vilaverdense. Ainda não é certamente tudo aquilo que pretendeis saber. Assim que houver mais assuntos que devam ser do conhecimento geral, novo post será publicado.
Escolas:
Responsáveis técnicos: Rogério Afonso/João Martelo
Início de trabalhos: 01 de Setembro
Infantis:
Responsáveis técnicos: José Marques/
Início de trabalhos: 01de Setembro
Júniores:
Responsáveis técnicos: Carlos Pinto/João Alves
Início de Trabalhos: 02 de Setembro
Séniores:
Responsáveis técnicos: José Nunes/José Marques
Futsalistas: Brevemente a sua divulgação
Início dos trabalhos: 17 de Agosto
Femininos:
Responsáveis técnicos: João Filipe/António Cabeço
Futsalistas: Andreia (GR); Diana (GR) ex-Académica; Marília (GR) ex-Figueiró do Campo; Maria; Teresa; Mafalda; Joana; Isa; Zulu; Jéssica ex-Académica; Joanita ex-CRIA; Tânia ex-CRIA; Salomé ex-Académica; Filipa ex-Centro de Animação e Apoio Comunitário de Alte-Loulé.
Falta ainda uma atleta para fechar o plantel
Início de trabalhos: 20 de Agosto

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Sócrates diz que não há melhor primeiro-ministro

“Ainda está para nascer um primeiro-ministro que faça melhor do que eu”, afirmou ontem à noite, no Porto, o secretário-geral do PS, José Sócrates. O primeiro-ministro falava perante 150 empresários.
Quem assim fala não é gago, é ... "político". Parece mais linguagem utilizada por alunos do 1º CEB. Para mim José Sócrates ainda acredita no Pai Natal.
É preciso ter muita "lata". Mas que grande convencido que me saíu o senhor "engenheiro". Espelho meu, espelho meu, há alguém melhor do que eu? Francamente...

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Encontro Cultural

Amanhã, dia 23 de Julho, vai realizar-se, no Pavilhão Gimnodesportivo do Grupo Recreativo Vilaverdense, no âmbito da III Bienal do Associativismo do Concelho da Figueira da Foz, um encontro cultural, com o seguinte programa-horário:

Figueirense Diogo Monteiro na Taça da Europa

O tenista figueirense Diogo Monteiro foi convocado pelo seleccionador nacional Bernardo Mota para representar o nosso país na Taça da Europa de Sub-18, cuja primeira fase decorrerá de 29 a 31 de Julho.
Um feito assinalável para a região em que nos inserimos e especialmente relevante se tivermos em conta que antes do jogador da Figueira da Foz apenas outros dois tenistas masculinos originários do nosso distrito estiveram em provas de selecções nacionais (o conimbricense Tiago Olímpio e o Sub-12 Rafael Marques, do Calvão).
Diogo, actualmente residente no Centro de Alto Rendimento do Instituto do Desporto de Portugal e atleta do Clube Escola de Ténis de Oeiras, formará o colectivo nacional com o campeão português de Sub-18 e Sub-16 Francisco Dias e com Rodrigo Carvalho. André Caiado é o suplente.
A ambiciosa equipa lusa vai tentar em Veneza o apuramento para a fase final da Taça da Europa, agendada para La Rochelle, em França, de 3 a 5 de Agosto. Espanha, Grã-Bretanha, Itália, Croácia e Turquia são adversários a ter em conta, num grupo que só dá apuramento a dois países, mas Portugal vai apresentar-se em prova com enorme querer.
Uma última palavra para lembrar que Diogo Monteiro, que este ano chegou a número 1 nacional do seu escalão etário, é orientado tecnicamente pelo prestigiadíssimo João Cunha e Silva, treinador dos dois melhores tenistas profissionais do país: Frederico Gil e Rui Machado.

10ª Exposição de Bordados do G.R.Vilaverdense



Mais um grande evento promovido pelo G.R.Vilaverdense, que o "Moinho" recomenda vivamente.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Lei do financiamento dos partidos "esqueceu-se" dos independentes

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) classificou de "esquecimento" o facto da lei que define a isenção dos partidos políticos no pagamento de IVA nas campanhas eleitorais não regular o financiamento das candidaturas independentes.
Ao contrário dos candidatos autárquicos propostos por forças políticas, os independentes suportam o IVA, a uma taxa de 20 por cento, do material que compram para difundir a sua mensagem política e estão impedidos de vender bens ou artigos, para angariar fundos, sem cobrar o IVA.
A lei foi feita pelos partidos políticos e ainda dizem que foi "esquecimento"? Não haverá meio de se poder ultrapassar este "esquecimento".

A Frase

"Neste sítio um ministro pode ir para a rua por um par de cornos infantis ou por uma piada de mau gosto. As roubalheiras, os negócios escuros, os compadrios, a corrupção a céu aberto e o tráfico de influências, não só são tolerados como premiados nas urnas".
António Ribeiro Ferreira, jornalista, "Correio da Manhã", 20-07-2009

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Empregada doméstica trabalha em topless ou nua

Uma norte-americana idealizou um serviço de limpezas domésticas, no mínimo, insólito. Wendy realiza as tarefas sem roupa e os seus clientes parecem satisfeitos.
"Quer nua ou em topless?", é a primeira pergunta que Wendy Racquet faz aos seus clientes quando efectua limpezas ao domicílio. A norte-americana é empregada doméstica e criou a "Naughty Housemaids", onde faz serviço de limpezas sem roupa.
A norte-americana, com dois filhos, é empregada doméstica há três anos e confessa sempre ter sido "um pouco exibicionista". Os seus clientes é que parecem não se queixar. É que Wendy executa as limpezas com luvas, mas sem peças de roupa no seu corpo.
A empregada doméstica não se importa que os clientes olhem para si enquanto trabalha, desde que não lhe toquem. Wendy é contratada por homens, mas também por casais e mulheres. "Acho que é por ser novidade", afirma ao canal de televisão Fox.
Wendy começa as tarefas pela cozinha, mas o pedido favorito dos clientes é a limpeza da banheira. A empregada cobra os seus serviços por metro quadrado e, antes da crise financeira, limpava seis casas por dia.
Fonte Jornal "Expresso" 2009 Jul 18

domingo, 19 de julho de 2009

João Costa Campeão da Europa

Está de parabéns o desporto figueirense. O atirador olímpico João Costa conquistou a medalha de ouro em pistola livre a 50 metros no Campeonato da Europa. A prova encontra-se a decorrer em Osijek, na Croácia, e o português totalizou 565 pontos, deixando em segundo lugar o alemão Hans Joerg Meyer, e o arménio Norayr Bakhtamyan em terceiro.

Os Homens também choram...

"Homenageado pelo fim da carreira antes do jogo com a AS Mónaco, o ex-capitão portista Pedro Emanuel não resistiu e chorou no Estádio do Dragão".
Fonte jornal "Record" 2009 Jul 19
Apesar de não morrer de amores pelo FCP, não queria deixar aqui de registar a tristeza de alguém que abandona a sua actividade. Atitudes como estas, ajudam também certamente a compreender um pouco, o que tem sido a hegemonia do FCP ao longo destes anos. Mas não é disso que quero falar. As lágrimas de Pedro Emanuel serão certamente de trizteza, mas também de alegria.
Infelizmente, na maioria dos casos, as lágrimas são de tristeza, mas também de revolta. É que nos dias que correm, muitos vêm a sua actividade profissional ser interrompida, mas por outros motivos bem mais graves, o despedimento, encerramento de empresas, etc ...Por isso e pelo simbolismo que deveria representar para todos, para o Pedro Emanuel também a minha homenagem. Para os "todos" os outros, as palavras são um pouco mais difíceis de pronunciar, para atenuar a dor que lhes vai na alma. Mas certamente melhores dias virão...

sexta-feira, 17 de julho de 2009

O negócio do terminal de contentores de Alcântara é ruinoso para o Estado

O relatório final do Tribunal de Contas acusa o contrato de exploração do terminal de contentores de Alcântara de só favorecer os interesses da Liscont, a empresa do grupo Mota-Engil. O documento foi aprovado esta semana chega mesmo a dizer que o acordo é ruinoso para o Estado.
Segundo o relatório, o acordo firmado entre o Governo e a Administração do porto de Lisboa com a empresa, que prevê a concessão sem concurso público alargada até 27 anos, é ruinoso para o Estado e não acautela o interesse público, uma conclusão que confirma o parecer do relatório preliminar de Outubro de 2008.


27 anos? Isto é que é acautelar o futuro. Quem é, quem é que agora lidera a Mota - Engil? Pois é o amigo "Jorge Coelhone". Lembram-se dele? Tem andado tão escondido e de um momento para outro ... Ajuda a explicar um pouco de todo este imbróglio, não?
Fonte Jornal " O Público" 2009 Jul 17

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Nova Candidatura à CMFF

Rui Curado Silva, um jovem investigador de astrofísica no Departamento de Física da Universidade de Coimbra é o candidato à Câmara Municipal da Figueira da Foz nas próximas autárquicas, pelo Bloco de Esquerda (BE), tendo na sua apresentação traçado as "linhas mestras" que vão nortear a sua campanha e prometendo não dar tréguas à (re)candidatura do actual presidente da autarquia.Afirmando que a sua lista "não está comprometida com as políticas implementadas nos últimos anos", o candidato apontou o urbanismo, ordenamento do território e os espaços urbanos "agressivos" como pontos-chave. E garante estar contra a "política de negociatas" e o rumo "ao sabor da arbitrariedade dos construtores civis".
Fonte "Diário de Coimbra" 2009 Jul 16

Assim vai a política figueirense

É extenso, mas vale a pena ler até ao fim...
José Elísio Oliveira, vereador e anterior presidente da Comissão Concelhia figueirense social-democrata, é um dos autarcas que estarão na iminência de regressar ao Partido Socialista, tal como Pedrosa Russo, que foi líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal.
Jurista, outrora amigo do falecido presidente de Câmara Aguiar de Carvalho, Russo assistiu, recentemente, às apresentações dos candidatos socialista e social-democrata à presidência da Câmara Municipal da Figueira da Foz (CMFF).
José Elísio (ex-PS) – cuja esposa, Isabel Oliveira, preside à Junta de freguesia de Lavos em representação do PSD – foi vereador mediante convite de Aguiar de Carvalho e, enquanto militante social-democrata, preconizava a candidatura do deputado Paulo Pereira Coelho à liderança da autarquia.
Segundo fontes partidárias, no início de 2008, esteve em cima da mesa um cenário que pressupunha a suspensão do mandato por parte do presidente da CMFF, o independente Duarte Silva, e a sua substituição por Coelho.
A falta de concretização do plano será explicável, por um lado, pela inexistência de entusiasmo da parte de Duarte Silva face a esse cenário e pela renitência de Pereira Coelho em perfilar-se para a liderança da edilidade.
De «candeias às avessas» com Coelho desde o início do actual mandato, Silva reaproximou-se do vereador, no passado recente, em nome da viabilização do Plano de Urbanização, mas o «namoro» esfumou-se e a concretização daquele instrumento acabou por ser adiada.
Na sequência da destituição de Pereira Coelho da vice-presidência da CMFF, coube a Lídio Lopes a ascensão ao cargo, mas o líder do PSD figueirense parece estar longe de ter lugar garantido na lista de Duarte Silva.
A vereadora Teresa Machado é, porventura, o único membro do executivo camarário cuja recondução será proposta pelo presidente cessante.
Cardoso dos Reis (independente) é apontado, pelas nossas fontes, como a opção de Duarte Silva para a vice-presidência.
Magoado pela derrota que lhe foi infligida por Miguel Almeida no âmbito da pré-selecção de um figueirense para a lista de candidatos a deputados do PSD pelo círculo de Coimbra, Lídio Lopes chegou a ponderar perfilar-se para a liderança da Câmara Municipal de Castanheira de Pera.
O desaire de Lopes, atendendo a que se trata de um líder social-democrata de âmbito local e de um vice-presidente da Comissão Política Distrital do PSD/Coimbra, é interpretado, por fontes partidárias, como um sinal de que os correlegionários querem vê-lo permanecer na CMFF.
Quem também estará prestes a engrossar as fileiras do PS é Joaquim Barraca, que foi presidente da Junta de freguesia de Buarcos por este partido e é secretário da Mesa da Assembleia Municipal em representação do PSD.
Carlos Lourenço (conhecido pela alcunha de Simpatia) é outro nome apontado, pelas nossas fontes, como estando em trânsito das hostes social-democratas para as socialistas, a ponto de a sua eventual candidatura à Assembleia de freguesia de São Julião poder ser patrocinada por Ataíde das Neves.
Outra transferência tida como provável é a do presidente (PSD) da Junta de Borda do Campo, José António, que poderá perfilar-se pelo PS para o mesmo cargo.
O empresário Mário Esteves é tido, igualmente, como presumível reforço das fileiras socialistas.
Vítor Coelho, presidente da Junta de São Julião (PS), é apontado para um lugar cimeiro da lista do independente Daniel Santos para a Câmara.
Antigo administrador da sociedade MetroMondego, Daniel Santos foi vereador no quadriénio (1998/2001) em que Santana Lopes liderou a CMFF e também presidiu à Assembleia Municipal.
Ilda Simões, mulher do ex-presidente (PS) da Junta de Tavarede Simões Baltazar, é tida como provável candidata a vereadora no elenco a propor pelo antigo autarca social-democrata.
Fonte Jornal "Campeão das Províncias" 2009 Jul 15

Jantar de despedida de Manuel Pinho por pagar


O ex-ministro da Economia, Manuel Pinho, ainda não pagou o jantar que ofereceu no Solar dos Presuntos, onde estiveram presentes cerca de 45 pessoas, entre assessores, secretários de Estado e sindicalistas. O evento teve lugar no dia 4 de Julho, dois dias após o responsável pela pasta da Economia ter protagonizado a cena dos ‘corninhos’ dirigida ao deputado comunista, Bernardino Soares, e que lhe valeu a demissão do Ministério.
Certamente Manuel Pinho pensou que o repasto teria sido pago por alguns dos seus convidados. Pelo menos não ficaria mal nalguns deles. "Amor com amor se deveria pagar", não é? ;=). Anda em maré de azar o senhor.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Obras em Vila Verde (II)

Vamos então continuar a referir algumas obras em curso. Não queria deixar de referir as que dizem respeito à colocação de tubagens para "gaz de cidade" e os inconvenientes que das mesmas têm resultado. Não há-de faltar muito para que todas as ruas e estradas mostrem os efeitos de tal intervenção. Enfim, são os sinais do progresso que, noutras áreas, custa um pouco mais a cá a chegar. Por isso muita gente se interrogar e perguntar o porquê destas obras chegaram tão depressa a Vila Verde. Agora, paralelamente, o que se deveria, era minorar os inconvenientes que das mesmas têm resultado para as pessoas e bens móveis, nomeadamente meios de transporte. Na minha opinião, há pouca celeridade em repor as estradas nas melhores condições de nelas transitar. Compreender-se-ão os motivos porque na Fontela, a partir da Vidreira do Mondego, para os lados da Figueira da Foz, os pisos estejam todos repostos e noutras ruas onde a intervenção já, se fez há muito mais tempo, o mesmo ainda não se tenha verificado? E o estado em que estão as estradas cheias de brita solta, colocando em perigo pessoas e bens, sem que a empresa concessionária da "obra" se digne limpá-las. Lembram-se há quanto tempo foi aberto o rasgo na Estrada dos Serrados. Só para focar esta, porque há mais...

Vou falar agora de uma obra que não lembrava ao diabo mandá-la fazer. Refiro-me à "obra " !!! na agora designada Escola do 1º CEB de Vila Verde, mas que, para nós, há-de ser sempre a Escola Primária de Vila Verde. Quem teriam sido os (ir)responsáveis por tal atentado à beleza da nossa Escola. Quando das obras de ampliação e beneficiação daquele espaço, os responsáveis da altura, salvaguardaram o que ele encerrava de mais belo: o seu Hall de entrada com todas aquelas arcadas. Então não é que agora, passados todos estes anos, vêm quais "iluminados", de uma assentada, colocar um muro em tijolo e cimento, a dividi-lo. Cambada de anormais e de insensíveis, serão os que de tal acto são responsáveis. Não acredito que os "homens e mulheres de coragem desta terra" concordem com esta aberração e, não queiram impedir a sua continuação de. A Junta de Freguesia, também há-de ter algo a dizer sobre esta situação, ou não? Quem não se sente não é filho de boa gente. Aquele espaço ainda representa muito para os Vilaverdenses. Nela foram acolhidos, como se da sua segunda casa se tratasse e onde nasceram, cresceram e se fizeram homens. "A incompetência não devia ser premiada, mas sim castigada".

Obras em Vila Verde ( I )

Hoje vou falar um pouco das obras que um pouco por todo o lado proliferam em Vila Verde. Aliás as mesmas não deixam ninguém indiferente. Mas há obras e obras.
Nunca aqui referi, mas a intervenção efectuada no Adro da Igreja de Vila Verde, não deixou ninguém indiferente, pela pertinência da mesma. O espaço ficou muito bonito e acolhedor, se bem que sejam necessários ainda alguns "retoques", sobretudo a nível da vedação, lado nascente.


Continuam a decorrer as obras da construção do "Centro Escolar" de Vila Verde, se bem que as obras não têm avançado ao ritmo desejado e apresentam já uma "derrapagem temporal". No entanto, ninguém põe am causa a importância da obra. Só a localização da mesma, me parece não ter sido a melhor. Mas isso são lamentações antigas e agora já não vale a pena "chover no molhado".




Também se encontram a decorrer as obras de construção de um polidesportivo, na Rua 27 de Outubro. Trata-se de uma valência de qualidade que poderá proporcionar à nossa juventude o acesso a meios mais saudáveis de convivência e de crescimento. Toda a nossa sociedade ficará com isso a lucrar. Para além disso aquele espaço deixa de ter o aspecto degradado que mostrava, para ser transformado num local bem mais agradável. Assim saibam preservá-lo e conservá-lo.



Até mais logo com mais obras ...

terça-feira, 14 de julho de 2009

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Novo Blog Figueirense

O Moinho saúda o aparecimento de um novo blog figueirense, "Raça Ambígua" de seu nome. Permito-me transcrever parte da sua mensagem de boas vindas: Transcrevo parte do mail que gentilmente nos foi enviado:
"Este é um espaço aberto a Críticas Construtivas, onde todos possamos abanar a Sensibilidade e a Sensatez da Raça Humana... Um espaço que salienta, igualmente, o Empenho Luminoso da sua existência no Mundo! Desejamos partilhar mensagens, alertas, curiosidades... abordar temas nacionais, internacionais, notícias, etc... verdadeiramente relevantes, dignas de nota!! Julgamos ser esta apreciação que dá sentido ao Mundo e guia a Acção!"
Sejam então bem vindos à Blogoesfera. Terão no Moleiro um visitante assíduo certamente. Quem o quiser visitar, aqui fica o endereço:
http://racaambigua.blogspot.com/

Não Há Duas Sem Três ....

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, que se recandidata ao cargo dramatizou hoje as diferenças que o separam de Santana Lopes e apelou a uma união supra-partidária em torno da sua candidatura.
"A escolha que vai ser feita dia 11 de Outubro não permite ilusões, nem ambiguidades. É uma escolha clara entre a responsabilidade e a irresponsabilidade, entre as promessas que se cumprem e as promessas que se fazem, entre o rigor e a trapalhada, entre a competência e a aparência, entre a estabilidade e a instabilidade, entre a realidade e a ficção, entre a sustentabilidade e a precariedade, entre a política ao serviço dos cidadãoes e a política-espectáculo", afirmou António Costa.
O candidato socialista falava no lançamento da sua recandidatura à Câmara de Lisboa, no Jardim de São Pedro de Alcântara, onde teve o apoio do secretário-geral do PS, José Sócrates.
Fonte "Lusa" 2009 Jul 13
Não foi lá grande ideia ter José Sócrates a seu lado, quando o apoio deste a Mário Soares para as presidenciais e Vital Moreira para as europeias deu no que deu ...

domingo, 12 de julho de 2009

Cursos sem emprego são os que têm mais vagas

As licenciaturas de Direito na Universidade de Lisboa e na Universidade de Coimbra lideram, respectivamente com 450 e 330 lugares, o top dos cursos com mais vagas no concurso nacional de acesso ao Ensino Superior Público, que arranca amanhã. Curiosamente, são dois dos cursos apontados como tendo maior desemprego, num estudo elaborado este ano pelo próprio Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
É a chamada lógica da batata...

Valentim Loureiro imune a processos por causa das eleições

Ser político tem as suas vantagens ...
Os casos "Quinta do Ambrósio", "Complexo desportivo de Rio Tinto", "Quinta de Melres" e "tesouraria da Câmara da Gondomar", que envolvem principalmente o major e os seus vereadores terão de ficar parados e não poderão seguir para julgamento até, pelo menos, 11 de Outubro, data em que realizam as eleições autárquicas.
A imunidade dos candidatos prevê que "indiciados estes definitivamente por despacho de pronúncia ou equivalente, o processo só pode prosseguir após a proclamação dos resultados das eleições". Além disso, após a apresentação das candidaturas, nenhum pode ser sujeito a prisão preventiva, a não ser em caso de flagrante delito, por crime punível com mais de três anos de prisão.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Política da cidade no contexto europeu

Debate com Miguel Portas (eurodeputado) e Rui Curado Silva (investigador)Casino da Figueira da Foz, piso -1, sala Coimbra,21:45, quinta-feira, 9 de Julho de 2009.
O modelo da cidade refém das arbitrariedades de construtores civis descaracterizou e uniformizou a paisagem urbana de boa parte dos nossos municípios.A Figueira da Foz é um desses tristes casos. O modelo de desenvolvimento da cidade no contexto europeu requer avalorização das especificidades ambientais, culturais e históricas assentes na dignidade social e na qualidade de vida. A precariedade e a replicação de paisagens urbanas já não atraem turismo, nem investimentos duráveis.A democracia participativa é um instrumento fundamental para combater as referidas arbitrariedades e colmatar asfalhas da descredibilizada democracia representativa local.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Serpente pitão dentro da sanita

Ir à casa de banho e deparar com uma serpente pitão, com um metro e meio, dentro da sanita, com a tampa fechada, foi a situação protagonizada por um espanhol de Alicante. Que agora não sabe como ultrapassar o medo na hora de ir "aliviar-se"...

Columbofilia do GR Vilaverdense

Terminou mais uma época para os nossos columbófilos e com excelentes resultados para as cores do GR Vilaverdense. Assim, chegou ao conhecimento do "Moinho", que na classe de velocidade, conquistámos os três primeiros lugares, a saber:
1º - José Marques & Filhos (Campeão distrital)
2º - Pedro Manuel Marques Vasco (Vice-campeão distrital)
3º - Elísio Marques Costa
Assim, sem mais nem menos, arrebatámos os três primeiros lugares do podium. Parabéns para columbófilos e ao GR Vilaverdense.

terça-feira, 7 de julho de 2009

PS iliba Constâncio no processo BPN

O governador do Banco de Portugal (BdP), Vítor Constâncio, escapa ileso no inquérito parlamentar sobre o BPN. O PS, autor do relatório final, limitou-se a usar dois adjectivos para criticar a supervisão. E apontou baterias a três protagonistas ligados ao PSD: Oliveira e Costa, Dias Loureiro e Miguel Cadilhe.
Sobre Victor Constâncio: "o apuramento de situações menos transparentes poderia ter determinado uma acção mais incisiva e diligente do Banco de Portugal".
Então há ou não responsabilidade de Victor Constâncio? Não teria sido possível em tempo oportuno, o Banco de Portugal, ter intervido e evitado esta situação. Bom, mas nesta altura, também ficava nada bem ao PS estar a culpar Victor Constâncio. Dá muito mais geito para a "situação" culpar apenas os do PSD :=).

segunda-feira, 6 de julho de 2009

30 mil professores colocados na primeira fase de concurso

"Se as mentiras valessem tanto como um par de cornos já não havia ministros. E muito menos presidente do Conselho".
(
António Ribeiro Ferreira, "Correio da Manhã", 06-07-2009)

"Chicken a la Carte"

O amigo Paulo Bernardes enviou-me um mail com uma curta metragem, na qual são apresentadas imagens que podem ferir a susceptibilidade de alguns. No entanto, pela importância das mesmas, sou da opinião do Paulo. Considero que devem ter a maior divulgação possível. Elas aí vão então.
http://www.cultureunplugged.com/play/1081/Chicken-a-la-Carte

Última Ceia?


Quem pode ajudar a Andreia?

Eu sou a Andreia, tenho 22 anos, sou Educadora de Infância recém formada e moro em Lisboa. Até há pouco tempo a minha vida decorria normalmente e feliz até que me foi detectada Leucemia do tipo Mieloide Crónica. Poderei ficar totalmente curada se receber uma transplantação de medula óssea. Constatamos que tanto os meus pais como irmã não são compatíveis para o efeito, e... como tal procuro um dador. O meu nome é Andreia Margarida Morais e Mota. Poderá contactar-nos através do 966886302 ou motaandreia@hotmail.com
Todos os esclarecimentos podem ser obtidos no site do CEDACE - CENTRO DE HISTOCOMPATIBILIDADE DO SUL
http://www.chsul.pt
O possível dador não correrá qq risco. Ficar-lhe-ei eternamente grata se me puder ajudar! Caso não seja possível, agradeço na mesma a sua atenção e desejo-lhe toda a felicidade que eu gostaria de ter.
Um beijinho Andreia
Por Favor, Não ignorem a minha mensagem. Ler e reencaminhar não custa nada e pode ajudar-me. Obrigada.
Recebido via mail (2009 Jul 06)

Hoje é dia de S.Cristiano

Hoje é dia de S. Cristiano Ronaldo, santo da esquerda e da direita e até pelo centro se lhe der na gana. Quem deposita fé nos milagres dele são os espanhóis, e os de maior soberba, os madrilenos. Estão derreados de esperança. O jornal Marca oferece, hoje, um "superpóster - Cristiano Ronaldo, blanco y radiante", como a Nossa Senhora, na azinheira. O jornal entrevistou-o. Livro? "Momentos". Escritor? "Manuela Brandão". Portanto, podem ir por aí os do desdém por esses rapazes que andam de calções atrás de uma bola: o melhor livro para Cristiano Ronaldo é a sua "autobiografia" e a escritora preferida é quem lhe escreveu a "autobiografia." Confirma-se, ele não é um intelectual. Mas acontece que, hoje, Madrid se galvaniza por um português, protagonista do maior negócio do maior desporto do mundo.

A Marca publicou uma foto com a equipa do Andorinha, do Funchal. Ao lado da equipa de miúdos de 9 anos, está um homem de sapatos poeirentos e camisa a sair das calças, um homem muito pobre, o pai do miúdo que segura a bola, Cristiano Ronaldo. Foi só há 15 anos. O que aconteceu, entretanto, foi um milagre. Mas isso sou eu a falar, que sou também crente dessa religião.

Ferreira Fernandes on DN Opinião (2009 Jul 06)

Aldeia da Guarda organizou concentração de burros


A fim de incentivar a preservação da espécie, a Associação Cultural e de Melhoramento, da aldeia de Carpinteiro, freguasia de Casal de Cinza, Guarda, organizou ontem a 3ª Concentração de Burros, com a presença de 19 distintos participantes, acompanhados pelos respectivos donos.
Após o cortejo pela rua principal da localidade, foram entregues certificados de participação a todos os presentes e prémios aos três primeiros classificados.
O burro chamado "pardo", que puxava uma carroça alusiva à actividade de padeiro, ficou em primeiro lugar. A burra "princesa", decorada com motivos da Cruz Vermelha e com uma alusão à Gripe A, ficou em segundo. O terceiro prémio foi para o jerico "macaco", que transportava um moinho de milho.

domingo, 5 de julho de 2009

A frase

" Estou a pensar ir-me embora para o Brasil"
( Miguel Sousa Tavares ao jornal DN 2009 Jul 05)
Fazes cá uma falta ...

Diz-se no Alentejo que ...

O gesto de Manuel Pinho, na Assembleia da República, para com Bernardino Soares, foi porque este o convidou para ir com ele tomar um café a Barrancos.

Mais uma

Primeiro-ministro respondeu a Louçã que há 200 mineiros em Aljustrel
Em resposta a Louçã, que questionou o primeiro-ministro sobre o número de mineiros actualmente empregados nas Minas de Aljustrel, José Sócrates afirmou: "Este Governo bateu-se para que as minas continuassem abertas. A informação que tenho, dada pelo ministro da Economia, é que, em Dezembro, havia 100 pessoas a trabalhar e que, neste momento, são 200. Aquelas pessoas de Aljustrel sabem que demos o nosso melhor para que mantivessem o emprego. O futuro daquelas pessoas é importante de mais para ser usado como arma de arremesso político."
Minas de Aljustrel: atraso do Governo trava criação de postos de trabalho Ao contrário do que o primeiro-ministro afirmou quarta-feira, no debate do Estado da Nação, não há actualmente 200 mineiros a trabalhar nas Minas de Aljustrel. Estava, de facto, previsto um aumento de postos de trabalho com a compra das minas por parte da I'M SGPS, detida pelos irmãos Martins. No entanto, tal ainda não aconteceu porque a empresa está há três meses à espera que o Governo aprove o projecto.
Dados cedidos pela empresa revelam que são apenas 132 e que, deste grupo, apenas 28 foram contratadas após o grupo sueco Lundin Mining ter vendido as minas à portuguesa I'M, num negócio promovido pelo Governo.
Fonte "O Público" 2009 Jul 04

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Maria João Pires renuncia à nacionalidade portuguesa



A pianista Maria João Pires vai renunciar à nacionalidade portuguesa, tornando-se aos 65 anos cidadã brasileira. A notícia é avançada pela Antena 2 da RDP, que adianta que a pianista se fartou “dos coices e pontapés que tem recebido do Governo português".


Nascida a 23 de Julho de 1944, Maria João Pires aprendeu muito cedo a tocar piano: aos cinco anos deu o seu primeiro recital e aos sete anos tocou publicamente concertos de Mozart. Com nove anos recebeu o prémio da Juventude Musical. Torna-se reconhecida internacionalmente ao vencer o concurso internacional do bicentenário de Beethoven, em 1970, realizado em Bruxelas.

Manuel Pinho faz chifres para bancada do PCP

É verdade. Não há adjectivos que cheguem para a cena insultuosa de um ministro da República hoje à tarde, na Assembleia da República. Podia ser noutro lugar qualquer, mas não tinha que ser mesmo ali. Só não se compreende como ainda não foi demitido... Lá mais para baixo ele também explica o porquê.
Foi o caso do debate do estado da Nação de hoje. Tudo porque o ministro da Economia, Manuel Pinho, fez um gesto, colocando os dedos indicadores na testa, a imitar chifres, dirigindo-se a Bernardino Soares, líder parlamentar do PCP.O debate era sobre a situação das Minas de Aljustrel e Bernardino Soares lembrou que Pinho teria ido à vila alentejana “dar um cheque”. Foi então que o ministro reagiu com o gesto que deixou os comunistas e bloquistas ofendidos.
Foi o ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, que admitiu tratar-se “de um excesso”, a pedir desculpas ao PCP. Bernardino Soares aceitou as desculpas.
Manuel Pinho admitiu o excesso – “excedi-me” – e abandonou a Assembleia. Questionado pelos jornalistas, ao abandonar o hemiciclo, Manuel Pinho reconheceu tratar-se de “um gesto desesperado”, mas recusou que o incidente seja suficiente para deixar o Governo. “Absolutamente, sobretudo enquanto safar postos de trabalho”, disse Pinho, que lembrou o esforço – “passámos muitas noites sem dormir” – para tentar “salvar” postos de trabalho nas minas de Aljustrel.
(Obrigado pelo "sacrifício" senhor Ministro, digo eu :=))
Grande momento da democracia portuguesa. Quem pensava que já tinha visto tudo, enganou-se. Que belo exemplar de ministro. E se Bernardino Soares lhe retribuisse o gesto ;=).