segunda-feira, 30 de junho de 2008

Fruta da Época

Pinto da Costa não vai a julgamento por causa do tal jogo da “fruta” e é Carolina Salgado que fica com ela )salvo seja) nas mãos. O passe – ou golo, não sei – é da autoria do juiz de instrução do processo.
Lição a retirar: se alguma vez souber de alguma coisa sobre fruta graúda, esteja caladinho se vir que pesa mais do que a sua. Com uma justiça como a portuguesa, nunca se sabe o composto vitamínico que poderá sair-lhe na rifa.
Soube-se, entretanto, que o
Ministério Público vai recorrer. Para já, ficamos com o sinal claro dado pela fruta da época e o seu cheiro intenso a impunidade. Até prova em contrário, a tradição ainda é o que sempre foi.

Posted on blog " O País do Burro" 2008 Jun 30

domingo, 29 de junho de 2008

Gala Futsal Portugal

A maior gala do Futsal Nacional, a realizar amanhã, dia 30 de Junho, em Almeirim, que este ano vai já vai na sua 4ª edição, divulgou as nomeações relativas à época de 2007/2008. Para melhor futsalista feminina nacional, foram nomeadas quatro atletas: Catarina Câncels, do S.L.Benfica, Sónia Coelho, da Esc. Gondomar, Melissa Antunes, do Maria da Fonte e Sara Canatário, do G.R.Vilaverdense. Ser uma das quatro nomeadas, representa já por si o reconhecimento nacional das qualidades desportivas da nossa futsalista. Para a Sara, as maiores felicidades do Moinho, nesta fase importante da sua carreira.

Sara Canatário

sábado, 28 de junho de 2008

Feira das Freguesias 2008

Integradas no programa de São João/2008, estão a decorrer desde ontem dia 26 e prolongando-se até ao dia 06 de Julho, a Feira da Freguesias. A Freguesia de Vila Verde, este ano estará a cargo do Grupo Instrução Musical da Fontela.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Rancho "As Papoilas de Lares"

Na impossibilidade de mencionar algo relacionado com o historial deste rancho, não queria deixar de publicar algumas fotos que consegui arranjar. Aí vão então.





Não há palavras

Enviado via mail por César Godinho 2008 Jun 22

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Um buraco de estimação na Fontela

O buraco refere-se, como mostra a foto, a esta grande intervenção da JFVV, feita na Rua da Vidreira, junto aos semáforos da Fontela, sentido Fontela/Figueira da Foz, para ser mais preciso. Estes dados são importantes para nos situarmos melhor em relação ao local em causa :). O tempo que decorreu desde a sua abertura até hoje é tanto, que já começa a ser criada uma certa empatia entre ele e os que todos os dias olham para ele. Vai até deixar saudades para os mais sensíveis aos "buracos". Mas esta empatia pode provocar em nós uma doença de graves consequências: a "buracodependência". Acredito que certamente a JFVV terá as suas razões para o dito "buraco" ainda não ter sido tapado, mas que já lá vai tempo demais, também é verdade.
"Buracodependência" - doença que afecta gravemente a visão e cujos efeitos leva a ver " tudo rosa à sua volta ". A consequência principal da doença, é não conseguirem atinar que estamos todos a cair num grande buraco :).

domingo, 22 de junho de 2008

Durão Barroso e o ensino burguês :)

Mudam-se os tempos.... Vejam como falava na altura :)

Vale de Rosas um lugar abandonado?

Algumas queixas têm chegado ao Moinho de utentes e residentes neste belo lugar. Desde a colocação de autênticos mamarrachos, que foram os armazéns da Vidreira do Mondego SA, agora são os cedros e canas que de lá emergem, sem que ninguém trate de os cortar, dando a triste imagem que a foto documenta e não está pior, porque muito foi cortado para enfeitar as ruas de Vila Verde, na altura das Festas de Nossa Senhora da Graça. Os administradores da respectiva empresa, certamente não gostariam de ter tal espectáculo pela frente (Rua da Azinhaga). E as contrapartidas acordadas pela construção dos armazéns e, que até hoje não se efectivaram?


O mesmo espectáulo se pode observar ao fundo da Rua de Vale de Rosas. Mas não há ninguém que zele pela limpeza da nossa Freguesia e que mande resolver estas questões?



Também começa a ter barbas brancas a conclusão da ligação da Rua de Vale de Rosas à Rua do Pedaço. Os proprietários dos terrenos contíguos à mesma cederam terrenos para o seu alargamento. A JFVV e a CMFF, na altura ainda fizeram uma intervenção na mesma. E agora? Para quando a sua conclusão?

E o estado em que se encontram os pisos da Rua da Azinhaga e de Vale de Rosas. Onde estão os tapetes prometidos para elas, pela CMFF, já lá vão mais de três anos? Foram também desviados para outro lado ou quê?
Finalmente, enquanto o saneamento básico lentamente vai avançando na Freguesia, na Rua do Pedaço e, em parte da Rua da Azinhaga, teima em não se fazer. Ficou para trás, como no Casal do Toros, na Fontela ($), sabe-se lá até quando?

sábado, 21 de junho de 2008

G.R.Vilaverdense entrega faixas aos campeões de séniores em futsal

Os renovados votos de parabéns do Moinho ao G.R.Vilaverdense e seus campeões. Clique em baixo para ver mais fotos.


GRV_Entrega de Faixas

quinta-feira, 19 de junho de 2008

G.R.Vilaverdense. Séniores já têm "timoneiro"

Conforme adiantava hoje o Diário de Coimbra, Carlos Saavedra será o timoneiro da equipe sénior do Vilaverdense, para atacar o difícil campeonato nacional da 3ª divisão em futsal.
Carlos Saavedra é apresentado, pelo jornal, como ex-treinador da equipe feminina da Zona Histórica de Soure, do Brunhós e últimamente treinador adjunto da equipe do CRI Alhadense.
"Vou desenvolver um trabalho mediante o que sou capaz de fazer" ; "Vamos lutar pela manutenção, que é o objectivo delineado pela direcção; " "Para a obtenção é necessário haver uma rectaguarda com forte apoio". Estas algumas das frases do técnico referidas pelo jornal. Mais disse "que conta com um forte apoio da parte da direcção, esperando o mesmo dos jogadores."
Não conheço o percurso do agora técnico do Vilaverdense, mas reconheço que se foi contratado, algum valor e mérito terá. Convenhamos que vai ter uma tarefa muito árdua pela frente. A mim, só me resta desejar ao novo técnico as maiores felicidades.
Todos deveremos ter em consideração as suas palavras simples, mas certamente sentidas e sinceras. Agora o que mais desejo é que tenha a rectaguarda forte para que o seu apoio se concretize, pois sem isso meus amigos vai ser muito difícil.

G.R.Vilaverdense entrega faixas de campeões distritais

No próximo sábado dia 21, pelas 17h00 no seu pavilhão, o G.R.Vilaverdense vai homenagear os seus campeões distritais de séniores, com a imposição das respectivas faixas. Paralelamente à cerimónia, serão realizados três jogos de futsal na categoria de séniores, com a presença das formações de Cernache, SBUAlhadense e claro a anfitriã, com o seguinte programa-horário:
15h00 - GRVilaverdense / SBUAlhadense
16h00 - GRVilaverdense / Cernache
17h30 - SBUAlhadense / Cernache
Sábado, todos ao pavilhão do GRV, participar nesta merecida homenagem.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Estado contrata 15 médicos uruguaios por três anos

"Portugal vai passar a ter 15 médicos do Uruguai a trabalhar, por três anos, nos serviços de emergência médica dos hospitais, e o Governo está a estudar alargar a experiência a outros países. O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Ana Jorge, na interpelação parlamentar do CDS-PP sobre política de saúde, em resposta a uma pergunta dos democratas-cristãos sobre a forma como vão ser substituídos os médicos espanhóis que durante anos trabalharam em Portugal e começam agora a regressar ao seu país."
Fonte "O Público" 2008-06-18 (19h06)
Um entre muitos comentários à notícia:
"O estado português devia ter vergonha. Estão alunos na Rep. Checa a estudar com tanto sacrifício emocional e monetário, alunos com médias altíssimas que não entraram em Portugal no curso para o qual tanto lutaram, e vem esta gente sobre a qual nada sabemos: Com que média entraram na faculdade? Com que média saíram? Foram bons estudantes de medicina? Passaram à primeira? Deles nada sabemos, dos nossos sabemos que estão longe, mal alimentados muitas vezes, a gastar o que os pais podiam cá poupar! Tudo porque se continua a não gostar de nós mesmos. Dos nossos alunos. Que vergonha, senhora ministra da saúde e sr. 1º ministro!!! E ainda voltam formados e concorrem cá com nota 10! Que nota têm estes estrangeiros que para cá entram à pressão? Nunca iremos saber. Sabemos dos nossos, mas não chega. E anda o povinho com bandeiras de Portugal nos carros e nas janelas. Triste alma, a lusitana. Razão tinham os Romanos, quando viram logo a nossa santa tristeza: não sabíamos governar, mas também não nos deixávamos governar!
Ana, Algarve 2008-06-18 ( 20h05)

G.R.Vilaverdense o que comemorava? A resposta.

"Há cerca de seis meses descobri na Internet o Blog “O Moinho”, verdadeiro jornal da comunidade vilaverdense, focando com actualidade vários aspectos da nossa freguesia, louvando e criticando de forma contida e nunca hostilizando seja quem for e muito mais do que isso, permitindo aos leitores, de forma interactiva comunicarem com o blog e entre si, manifestando-se livremente e emitindo a sua opinião sobre os diversos temas abordados.
Poucos avaliarão o trabalho, esforço e dedicação necessários para manter um blog deste tipo. Eu faço uma pequena ideia, já que fiz parte de uma equipa redactorial.
Por isso admiro o “moleiro” e como vilaverdense tenho orgulho no “moinho”. Oxalá perdure por muitos anos.
É por admirar o “moleiro” que respondo ao seu apelo, no sentido de o ajudar a identificar a cerimónia e as pessoas que lhe deram corpo, tal como pede na página com o título “G.R.Vilaverdense o que comemorava?”
Esta foto foi tirada momentos antes da Sessão Solene comemorativa das “Bodas de Ouro” GRV, data em que também se inaugurou a actual “Boca de Cena” em alvenaria, se remodelou a electrificação geral e o palco, o pano da boca de cena em veludo e as bambolinas.
Este projecto, arrojado para a época, foi levado a cabo pela Direcção 1969/70 e 1970/71 e mobilizou toda a freguesia.
Gente de Lares, da Fontela e, muito especialmente de Vila Verde, todos os antigos directores do GRV, responderam à chamada e colaboraram em termos monetários e de serviços para a concretização das obras pois reconhecia-se que o arranjo a que se propunha a Direcção, era de grande necessidade, tendo em conta que a boca de cena existente, em madeira estava podre e as chapas zincadas que tapavam a empena sul no desnível entre o telhado do palco e o telhado da plateia, datavam de 1921, estavam cobertas de ferrugem e crivadas de buracos.
A obra de alvenaria foi inspirada no desenho da Boca de Cena da S.I.Tavaredense, cujo interlocutor, o Senhor José Ribeiro grande amigo do nosso GRV orientou e acompanhou sempre a Direcção.
Com a Direcção colaborou de perto uma comissão de honra formada por pessoas de reconhecido nível e com provas dadas de grande dedicação ao GRV. Era o “Comboio em andamento” no qual também entraram as empresas existentes na freguesia nomeadamente a Vidreira da Fontela, cujo administrador Senhor Mário Barraca nos presenteou com a sua presença e com um substancial donativo no final da Sessão Solene.
Nesse comboio entrou também o Governo, através da presença do Senhor Governador Civil que também nos deixou um significativo donativo. Lembro aqui o Senhor Arménio Paralta que tudo fez para conseguir a sua vinda ao nosso Grupo. Não era fácil nessa altura ter como convidado Sua Excelência o Senhor Governador Civil.
Não vamos falar do rebaixamento do solo por debaixo do palco, donde saíram várias toneladas de terra. Quanto labor, quanto suor meu Deus. Homenagem ao meu amigo e condiscípulo João Godinho “Lareão”, ao Carlos Simões, Afonso Flávio e não falo de tantos mais que todas as noites apareciam a ajudar a Direcção.
Enquanto isso, no salão, depois do jantar as mulheres de Vila Verde alinhavavam e coziam o enorme e pesado Pano da Boca de Cena e os demais adereços do palco, cortinas e bambolinas.
As crianças também vinham, brincavam e por fim adormeciam sobre os panos no chão da plateia que antes fora lavado com sabão amarelo pelas suas mães que agora costuravam.
No dia 1º de Maio de 1971, a frente do palco foi iluminada com luz indirecta e o novo pano foi deslizando para os lados. A Filarmónica de Lares iniciou os primeiros acordes do Hino do GRV dando-se início à Sessão Solene comemorativa dos 50 anos do nosso GRV.
Momentos antes da abertura da Sessão, o fotógrafo também ele sobre o palco mandou perfilar alguns dos presentes e tirou uma foto.
É essa, uma das fotografias do cinquentenário do nosso Casino como diria o meu saudoso amigo Xico Pelicano, referindo-se ao GRV. Reconheci-a logo que a vi pois dela faço parte também eu, que nunca fico em fotografias. Ainda bem que fui fotografado porque assim posso dar o meu testemunho como director do GRV nesses dois inesquecíveis anos e ajudar a esclarecer a dúvida do “Moleiro”.
Identificada a cerimónia, vamos identificar as pessoas:
Da esquerda para a direita.
De pé: José Martelo, Aleixo Moreira, Engº Pinto dos Reis, Padre José Barata, Carlos Costa,
Mário Paralta, Acácio(será?),José Carrapato.
Sentados: Amilcar Carriço, Veríssimo (Fontela), Fernando Terreno, Herlander Rocha, José Correia, Manuel Saraiva, Carlos Cardanho, António Monteiro, António Rocha, Carlos Alberto Pelicano, Mário Monteiro (Lares).
Pena não se reconhecerem as mulheres. Mas elas estão lá, uma atrás de cada homem.

No final da Sessão Solene, seguiu-se um digno beberete e no final apregoaram-se os donativos por parte dos donatários, pelo que os cofres do GRV respiraram de liquidez tendo permitido pagar os investimentos efectuados e deixar à nova Direcção, um significativo valor de arranque para continuar o projecto, agora sob o lema “O Comboio não pode parar” e iniciar e concluir relevantes obras, das quais destaco pela sua importância a construção do Balcão."
JC

Amigo JC, obrigado por mais este grande contributo, que nos elucidou por algo que aconteceu, em Vila Verde, no GRV, no ano de 1971. A comemoração do seu 50º aniversário. Lembro-me bem desse dia e todas as caras me foram familiares. Tomo a liberdade de publicar apenas mais duas fotos, onde é possível vislubrar alguns dos ilustres convidado desse glorioso dia.

Ocupação de férias saudável

Iniciam-se no Centro Náutico da Fontela, a partir de segunda-feira, dia 23 de Junho, as Férias de Verão organizadas pela Secção de Remo do Ginásio Clube Figueirense. Destinadas a raparigas e rapazes dos 10 aos 17 anos, este ano apresentam algumas novidades: As sessões de aprendizagem da modalidade realizam-se todos os dias de manhã e à tarde, permitindo aos jovens a opção por um dos horários. O programa inclui ainda o contacto com outros desportos para além do Remo, e estão previstas iniciativas surpresa.
As inscrições podem ser feitas no local ou através do telemóvel 917664695 ou do telf. 233418765.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Futsal do G.R.Vilaverdense

Resultados do jogos do evento "Acreditar no Futsal, realizados ontem, dia 15 de Junho, no Pavilhão Multiusos, em Coimbra:
Feminino
G.R.Vilaverdense 1 Quinta dos Lombos 3
Selecção Acreditar 2 S. Tomé 1
G.R.Vilaverdense 6 S. Tomé 0 (apuramento do 3º/4º)
Quinta dos Lombos 6 Selecção Acreditar 0 (final)
Masculino
Selecção Acreditar 4 G.R.Vilaverdense 1

domingo, 15 de junho de 2008

Festa de Santo António, em Vila Verde




A comissão organizadora das festas em honra de Nossa Senhora da Graça/2009, está a levar a efeito a realização das Festas de Santo António. Os festejos iniciaram-se ontem e terminam no dia de hoje. Ontem, não faltou a tradicional fogueira de Santo António, comes e bebes, karaoque e até a improvisação de uma marcha. Por falar em marcha, parece que não foram muitos os que responderam, com a sua presença, ao apelo para uma reunião a efectuar no GRV, para a constituição de uma marcha de Santo Aleixo. O dia e a hora escolhidos, não foram, por razões evidentes, os melhores. Fonte da "Associação dos Moradores das Relvinhas", confidenciou ao "Moinho", que o padrinho e a madrinha até já teriam sido escolhidos. A madrinha até deu autorização para a publicação da novidade, mas como não houve confirmação por parte do padrinho, é melhor não ... :)

Sensibilidade ou falta dela?

Não caiu em saco roto a publicação do post sobre o estado dos canteiros, junto ao largo da Igreja de Vila Verde. De facto alguém se encarregou de mandar cortar o "mato". Muito bem. Mas não deveriam só cortar o mato? Que falta de sensibilidade ou de paciência, já não sei. Então as flores não deveriam ter ficado? Vamos esperar para ver o que vai acontecer a seguir.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Qual a diferença entre os "graffitis"?

Porque um comentarista no post anterior não conseguia ver a diferença entre os "graffitis" em causa, resolvi publicá-los para uma melhor melhor apreciação.

Está na altura de cortar o "mato"...

A mensagem da primeira foto contrasta com aspecto deplorável em que se encontram as "zonas ajardinadas",ao fundo da Rua da Calçada, em Vila Verde, como podemos observar nas outras fotos. Quem nos visita, oriundo da A14/IP3 ou A17, é por aí que certamente entrará em Vila Verde. A falta de transferência de verbas da CMFF para a JFVV, não serve de desculpa para o completo abandono a que este Executivo votou aquela zona. Reparem como algumas flores ainda teimam em resistir a quem tanto as despreza.

G.R.Vilaverdense, o que comemorava?

Muitas caras nossas conhecidas numa cerimónia que, ao que parece pela pompa, deveria ser muito importante. Vamos lá tentar identificar a cerimónia e as caras que lhe deram corpo. Eu ajudo. Aquele senhor vestido de branco na foto ao fundo era o Almirante Américo Tomás, Presidente da República de então.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Não havia necessidade :)

Em bom português, seria mais lógico " Traz o teu par e vem divertir-te", não era? :)

Olh'o Buraco...

Aos meses que se aguarda a reparação deste aqueduto. Nem as grades de protecção salvaguardam um eventual acidente que possa ocorrer, como a foto comprova. A segurança de pessoas e bens mereciam um maior cuidado/respeito, por parte de quem tem responsabilidades na matéria. Vamos esperar que até lá ninguém se magoe.
Para quem não sabe, esta ratoeira pode ser encontrada no entroncamento da Rua dos Serrados, com a Rua da Vidreira e Avenida da Beira Rio, em Vila Verde.

G. R. Vilaverdense no "acreditar no futsal"

"A Acreditar é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que pretende ajudar as crianças e as respectivas famílias a superar melhor os diversos problemas que se colocam a partir do momento em que é diagnosticado o cancro, contribuindo para fomentar a esperança.Há, de facto, razões para fundamentar essa esperança: actualmente, cerca de 70% dos cancros infantis pode ser totalmente curada e cada dia que passa se registam progressos na luta contra a doença. A Acreditar vive essencialmente dos apoios dos seus associados e amigos, do trabalho de voluntários e de um reduzido corpo de pessoal administrativo que assegura a sua gestão corrente. O seu trabalho reparte-se por Núcleos Regionais: Norte (Porto), Centro (Coimbra), Sul (Lisboa) e Madeira (Funchal), correspondentes aos centros urbanos onde existem hospitais de oncologia pediátrica. A Acreditar é membro fundador da ICCCPO (Confederação Internacional das Associações de Pais de Crianças com Cancro). "

Texto retirado do post "Vale a pena Acreditar", em http://www.acreditar.org.pt/

Visite o site da Acreditar, porque vale a pena acreditar.

terça-feira, 10 de junho de 2008

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Celebra-se amanhã, na cidade de Viana do Castelo, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Preside a esta cerimónia o senhor Presidente da República, Dr. Cavaco Silva, que apelou à participação dos portugueses nos festejos. O senhor Presidente da República ainda não deve ter percebido que os portugueses não estão para festas e nos últimos dias deram excelentes exemplos disso: 200.000 nas ruas em manifestação e as greves dos pescadores, camionistas, maquinistas da CP, CTT, etc. Aliás a não serem tomadas medidas, parece que iremos ter não um mas vários dias de festa. Já o mesmo não dirá o governo, que envia para o estrangeiro, para celebrar tão importante dia, 5 ministros e 14 secretários de estado, fora as companhias, claro. Diz-se que é uma acção governamental sem precedentes, sinal que afinal a crise não se estende a todos. Quanto a homenageados, vejamos: 39 "personalidades", entre as quais Marques Mendes, Almeida Santos (finalmente), Nascimento Rodrigues e Vitor Baía. Pela montra, devemos ter um armazém bem recheado. Haja vergonha....

domingo, 8 de junho de 2008

Pintura Mural no G.R.Vilaverdense

Porque se vinha comentando num outro post, a pintura de um mural junto ao Pavilhão do GRV, resolvi abrir aqui um espaço, onde esse assunto pudesse ser comentado. Era para publicar uma foto do mesmo, mas não tive coragem. O produto final obtido, é de um mau gosto tão grande, que até é arrepiante. E a culpa não é das crianças, como é óbvio. A ideia em si até parecia interessante mas, com um muro naquele estado, sem planeamento e programação, a "obra" só podia ter ficado como ficou. Assim não, mais valia estarem quietos. Só não recomendo a pintura integral do muro, pelo respeito que as crianças ainda me merecem. Este tipo de trabalho deve ser o resultado de algo programado e acompanhado ao longo da execução da "obra", o que infelizmente não aconteceu.

Novo reservatório de água em Salmanha

As Águas da Figueira e a Câmara Municipal, inauguraram, na passada sexta-feira, junto ao miradouro da Salmanha, um novo reservatório de água. Este tem a capacidade de 5.000 m3 e orçou em 947.725,o3 € e, além de potenciar o abastecimento na Freguesia de Vila Verde e parte de S. Julião, vai permitir ainda abastecer o Sul do concelho, através do reservatório dos Armazéns de Lavos. O reservatório em causa, foi construído em terrenos que eram pertença de Junta de Freguesia, tendo na altura sido negociado pelo Executivo desta, a contrapartida a receber, pela cedência dos mesmos. A obra foi nascendo e parece que terminou, sem que a contrapartida tenha sido "assumida" em definitivo pelas Águas da Figueira, o que parece não ficar nada bem às partes envolvidas. Pode ser que na cerimónia se tenha avançado com a solução para o efeito porque, dizem que o nosso presidente, quando se deslocava para a cerimónia de inauguração, deixou escapar algo parecido com " vamos a ver se não me vou chatear". E se era por causa disto, tinha muita razão.

Atletismo no G.R.Vilaverdense

A revolução dos cravos de Abril de 1974, despertou nos portugueses o gosto pelas "corridas". Foi o renascer de uma prática desportiva - corrida de estrada - que até à altura teimava em não se desenvover. Um pouco por todo o lado começou a ser prática a organização de provas de atletismo. Vila Verde, não fugiu à regra e começou também a organizar o seu Grande Prémio, construindo uma equipe, masculina e feminina, que bastantes alegrias deu aos seus associados, tendo inúmeras participações em provas em todo o país, coleccionando vitórias individuais e colectivas. Antes ainda se organizou o Grande Prémio das Vindimas e uma prova de estafetas. Também se organizou uma prova de corta mato no terreno da Quinta das Recolhidas e uma prova de "pista", no "campo de futebol dos serrados". As fotos em baixo referem-se ao ano de 1979, ano da realização do 1º Grande Prémio em Atletismo, a de cima com os atletas do GRV participantes e a de baixo com os "bébes" vencedores.




Recuem 30 anos atrás e recordem como eram os nossos meninos e meninas de então.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Nem tudo são más notícias

O Mais Centro-Programa Operacional Regional do Centro 2007-2013, aprovou 29 projectos para a requalificação da rede escolar do 1º ciclo do ensino básico e da educação pré-esclolar. Entre estes está a construção do Centro Escolar de Vila Verde. Vamos a ver se vai desta :)
Por outro lado, a Plataforma Logística do Litoral Centro, a instalar em Vale de Murta, vai ser uma realidade. Esta, está integrada no projecto CentroLogis, que congrega dez municípios da região centro e, deverá entrar em funcionamento em 2011. Ainda em 2008, prevê-se que esteja concluída a fase de projecto e que o concurso de adjudicação possa ocorrer em 2009. Prevê-se que esta estrutura possa criar de 1428 postos de trabalho, dos quais 476 directos.
Duas boas notícias, especialmente esta última, que pode ter um contributo importante para o desenvolvimento da nossa Freguesia. Esta fazia parte de um conjunto de intenções da candidatura do Eng. Duarte Silva, na última campanha e que alguns, posteriormente tentaram denegrir, fazendo constar que o governo nada tinha previsto para aquela zona, mas sim para dentro do Porto Comercial.Como se enganaram ...

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Para rir, ou talvez não

Um menino regressa da escola cansado e faminto e pergunta à mãe:
"Mamã, que há de comer?"
''Nada, meu filho."
O menino olha para o papagaio, que têm na gaiola, e pergunta:
"Mamã, porque não há papagaio com arroz?''
"Porque não há arroz.''
"E papagaio no forno?''
"Não há gás.''
"E papagaio no grelhador eléctrico?''
"Não há electricidade.''
"E papagaio frito?''
"Não há azeite."
E o papagaio contentíssimo gritava:

"VIVA SÓCRATES !!! VIVA SÓCRATES"
Hoje é o Dia Mundial do Ambiente e portanto não vamos falar de assuntos e de pessoas que o possam contaminar, ok?


Como é pessoal a partir de sábado?


Portugal ... Portugal ... Portugal ... Bem o resto ficará para mais tarde, porque a partir de sábado .... , do resto pouco interessará, ou não? :) Esta folguita vem mesmo a calhar para o nosso 1º e companhia.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Ainda os combustíveis :)

Afinal não é só por isto que os portugueses vão abastecer-se a Espanha

Mas também por isto



Como diria o poeta brasileiro " É disto que o meu povo gosta". :)

Porque amanhã é o Dia Mundial do Ambiente

Foto cedida pelo Eng. Pinto dos Reis (clique para ampliar)
Vila Verde, 20 de Setembro de 1956, tão diferente que era ... Olhem quantos moinhos ainda existiam na altura. Os serrados, a quinta da D. Fernanda e do "Tóino da Quinta". Convenhamos que pela observação das imagens, eram menos ofensivas para o ambiente do que agora. Reparem no lavadouro que existia junto à passagem de nível da Noviliuz. Este era um dos muitos que existiam junto aos cursos de água (valas), a maior parte delas hoje obstruídas. Eram águas límpidas, despoluídas e que até eram aproveitadas para saciarmos a sede, com uma folha de couve a fazer de copo. Quem não se lembra?

terça-feira, 3 de junho de 2008

Professora com tomates :)

História (dizem que) verídica, ocorrida numa Faculdade do Porto: Uma professora universitária acabava de dar as últimas orientações aos alunos acerca do exame que ocorreria no dia seguinte. Finalizou alertando que não haveria desculpas para a falta de nenhum aluno, com excepção de um grave ferimento, doença ou a morte de algum parente próximo. Um engraçadinho que estava sentado no fundo da sala, perguntou com aquele velho ar de cinismo: "De entre esses motivos justificados, podemos incluir o de extremo cansaço por actividade sexual?"A classe explodiu em gargalhadas, com a professora a aguardar pacientemente que o silêncio fosse estabelecido. Assim que isso aconteceu, ela olhou para o palhaço e respondeu:"Isso não é um motivo justificado. " - e continuou serenamente - "Como o exame será de escolha múltipla, você pode vir para a sala e escrever com a outra mão... Ou se não se puder sentar, pode responder de pé. "
Enviado via mail por Liliana Santos (2008 Jun 03)

segunda-feira, 2 de junho de 2008

domingo, 1 de junho de 2008

Futsal do G.R.Vilaverdense


Já é oficial. O João Pelicano e José Carriço, apresentaram a demissão das funções que exerciam à frente das equipes de futsal do GRV. Com a sua saída, fecha-se um ciclo de um bom par de anos ao serviço do futsal do Clube. Pela sua entrega e dedicação, são merecedores da gratidão e admiração dos seus associados. Espera-se agora, que os responsáveis do Clube, encontrem soluções rápidas para colmatar tão importantes saídas. As perspectivas, apesar de tudo parecem ser animadores, esperando-se que brevemente os seus substitutos sejam anunciados. Também parece haver algumas novidades em relação à saída e entrada de futsalistas. A seu tempo certamente todos saberemos.

Álbum de Recordações IV

O GRV, ao longo dos seus 87 gloriosos anos de existência, sempre cultivou e dignificou o teatro amador. Os vilaverdenses, inseridos na cultura e no associativismo do GRV, germinaram grandes talentos na arte de bem representar, quer nos autos – pastoris, quer nas inúmeras e variadas peças de teatro, desde o drama, à comédia e mais recentemente a revista.

Foram muitas as gerações, no GRV, a pisarem palcos, incluindo alguns mais “novinhos” e que foram uma referência no nosso teatro infantil. Quem não se lembra das peças teatrais, “O País das Letras” e o “Farruncha”, representadas nas décadas de 70 e 80.

Como o teatro infantil, tem sido menosprezado e esquecido neste século, fui ao meu álbum de recordações para evocar a peça infantil, “O Farruncha”, do autor Jaime Gralheiro. “O Farruncha”, foi encenado por António Rocha, que também protagonizou o próprio Farruncha, o espantalho. Faziam parte ainda do seu elenco, o Quim Matoso, a Natália Oliveira e os miúdos Ana Lúcia, o Jorge, o Mário Rui e o Carlitos.

O “Farruncha”, manteve-se em cena, quase três anos, tendo sido estreado nas Jornadas de Teatro Amador do Lions Clube da Figueira da Foz, no dia 25 de Abril de 1987, no salão da Associação Naval 1º de Maio, terminando com a festa de Natal dos trabalhadores do casino Peninsular da Figueira da Foz, em 1989. Foi uma das peças de teatro do GRV com mais representações, marcando presença em quase todas as colectividades do nosso concelho. Destaque para as festas de Natal do GRV, das Escolas Primárias de Vila Verde e dos trabalhadores do Hospital Distrital da Figueira da Foz, da CMFF, do Casino, e da fábrica de malhas Sidney. A consagração desta peça, foi marcada pela presença nas Jornadas Culturais do Teatro Amador de Évora, representando o distrito de Coimbra.

José Amílcar Costa Serra
Tem sido uma referência cultural, na nossa Freguesia, o teatro do Grupo Recreativo Vilaverdense. Já há bastantes anos que não é representada uma peça de teatro infantil, pelo que, neste dia, "Dia Internacional da Criança", é pertinente a oportunidade de se poder consultar este álbum. Já lá vão mais de vinte anos, que pela primeira vez foi à cena a peça infantil, "O Farruncha". Parece que foi ontem. Um obrigado ao José Amilcar pela lembrança, pelo texto e pelas fotos. Agora clique nas fotos em baixo e delicie-se com uma viagem até aos anos 80.